Sociedade

Manuel Duarte Baganha, antigo presidente da Assembleia Municipal, homenageado na FEP

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram apresentados na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) os títulos “Manuel Duarte Baganha. Um Príncipe da Academia” e “Manuel Duarte Baganha. Um Pensador do Cálculo de Custos”, que prestam homenagem ao economista, docente e antigo presidente da Assembleia Municipal.

Manuel Duarte Baganha, que lecionou durante mais de três décadas na FEP, presidiu à Assembleia Municipal do Porto entre 1990 e 2002. “A eminência de Manuel Duarte Baganha não se deve apenas ao percurso académico e profissional (...), mas releva igualmente de um longo percurso de cidadania ativa em prol do avanço civilizacional, por meio da participação cívica de cariz cultural, social e política”, salientou Maria de Fátima Brandão, organizadora dos dois livros, citada pela U. Porto Press, a editora da Universidade do Porto.

A apresentação das obras esteve a cargo de Pedro Teixeira, professor catedrático da FEP e diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, numa sessão à qual assistiram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, bem como o ex-governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Os dois livros apresentados na tarde de terça-feira resultam da iniciativa Figura Eminente da U.Porto 2015, no âmbito da qual a Universidade do Porto homenageou Manuel Duarte Baganha não apenas pelo seu percurso académico, mas também cívico.

O economista e antigo docente da FEP foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito (1995) e da Ordem do Infante D. Henrique (1999). Morreu a 14 de setembro de 2004, sendo postumamente homenageado pela comissão de toponímia da Câmara do Porto, no ano seguinte, com a atribuição do seu nome a um arruamento de Campanhã.