Ambiente

Manjerico com cheiro a mar é o desafio da “Natureza a brincar”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_sao_joao_manjerico.jpg

“Neste S. João vou ter / Um manjerico com cheiro a mar / Que aprendi a fazer / No programa ‘Natureza a brincar’”. Feita a indispensável quadra tradicional da festa popular da cidade, a equipa de Educação Ambiental do Município do Porto desafia os mais novos a fazer o seu próprio manjerico.

Mas não é um manjerico como os outros. Este é um manjerico “diferente e especial” com cheiro a mar. Só é preciso folhas de jornais, fita-cola e cola, um vaso ou qualquer frasco de vidro que possa ser reutilizado, tintas - o verde é essencial, claro - e o elemento mais importante: conchas da praia.

Depois de um processo muito rápido e simples, basta colocar a bandeirinha com a quadra e pôr à janela.

As diferentes criações de um dos principais símbolos da festa de S. João podem ser partilhadas nas redes sociais acompanhas da hashtag #naturezaabrincar. Noutros episódios desta série, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto ensinou os mais novos a fazer tintas, pincéis-vassoura, caça-sonhos ou a criar um “amigo imaginário”.

Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #naturezaabrincar, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.