Proteção Civil

Manhã de alerta em Miragaia: o Rio pode ameaçar a margem mas a entreajuda é D’ouro

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

A população de Miragaia vê-se novamente confrontada com fantasmas antigos. Ainda o dia espreguiçava, retiravam-se bens materiais de uma das zonas ribeirinhas do Porto mais fustigada pelas cheias, antes que o atrevido caudal do Rio Douro galgue a margem. Com a ajuda da Proteção Civil Municipal, pessoas e bens estão em segurança.

O risco de inundações está à espreita, mas as trancas já se puseram à porta. Prevenidos pelo alerta laranja emitido ontem à noite, que avisava para o risco de inundações, moradores e comerciantes de Miragaia ganharam umas horas de avanço à força das águas e, com o apoio dos serviços municipais que estão de prevenção, transportaram-se para viaturas da Câmara algumas esplanadas, equipamentos frigoríficos, entre outros bens materiais de pequenos bares e cafés, e também da Associação Recreativa e Desportiva São Pedro de Miragaia.

As fossas estão desentupidas e no local mantém-se em permanência uma equipa da Proteção Civil Municipal, vigilante face à evolução da situação meteorológica durante as próximas horas.

De acordo com a informação da Capitania do Porto do Douro “é esperada ocorrência de chuva forte e persistente na generalidade da bacia hidrográfica do Douro”, o que associado a uma elevada quantidade de água proveniente de Espanha, bem como ao agravamento do estado do mar, com a consequente dificuldade na capacidade de escoamento na zona da foz do Douro, “irá refletir-se num aumento dos caudais e consequentemente das cotas ao longo de todo o rio Douro, antecipando-se a probabilidade de em 9 ou 10 de fevereiro a água atingir uma cota acima do Postigo do Carvão/Cais do Ouro”.

A situação de alerta mantém-se assim até à manhã de quarta-feira, dada a previsão de continuidade de condições meteorológicas gravosas e ainda com mais duas preias-mar para vigiar: a de hoje à noite e a de amanhã de manhã.