Cultura

Mala Voadora recebe a Família Inglesa do teatro

  • Notícia

    Notícia

story17.jpg

A companhia de teatro Mala Voadora recebe, entre 15 e 18 de fevereiro, três espetáculos de criadores britânicos, no âmbito da quarta edição do programa "Uma Família Inglesa".

Entre artistas consagrados ou com trajetórias mais recentes, este programa traz ao Porto, salienta a companhia, "uma seleção das mais inovadoras propostas de teatro e performance produzidas atualmente no Reino Unido". 

De quinta-feira a domingo, vão assim passar pelo espaço da Mala Voadora, na Rua do Almada, "History, History, History", de Deborah Pearson; "Story #1", de Greg Wohead e Rachel Mars; e "I Could Go On Singing (Over the Rainbow)", de FK Alexander.

A ideia de "Uma Família Inglesa" sempre foi programar "espetáculos com artistas diretamente ligados à companhia" e aos trabalhos dos seus membros, explicou à Lusa o diretor artístico Jorge Andrade, que deu o exemplo de Chris Thorpe, um dos primeiros colaboradores da Mala Voadora e que se tornou "um dos 'primos' ingleses", chamando depois outros elementos. De ligação em ligação, alargam-se as famílias e chega-se a esta quarta edição.

Com a expectativa de se ter "a lotação esgotada", o programa 2018 marca o reforço do número de apresentações, "em articulação com outros espaços da cidade".

"Felizmente, o Porto tem vindo a ter uma programação cultural diversificada e internacional bastante interessante. Ainda assim, dentro disso, havia um nicho que, por afinidade, podíamos optar por explorar, que é o teatro inglês", adiantou Jorge Andrade.

No sábado e no domingo, pelas 22 horas, é levado à cena "History, History, History", trabalho da britânica Deborah Pearson, que se estreou em Portugal a 22 de fevereiro, na Culturgest, e que chega agora ao Porto pela primeira vez.

Ao palco chega uma comédia húngara em torno do futebol. A obra é "legendada e comentada pela Deborah", conta Jorge Andrade, que revela que o protagonista seria "o próprio avô, antes de emigrar para o Canadá", para construir "um paralelo entre a história de um indivíduo, um país, e uma história de ficção", o que se constituiu como "o corolário perfeito" para o ciclo.

Além da peça em si, o convite à artista britânica assenta também na vontade de "uma colaboração futura" entre a Mala Voadora e Pearson, bem como o grupo que fundou, os Forest Fringe, até porque o espetáculo é próximo da linguagem de antigos espetáculos da Mala Voadora, como "Moçambique", que também versa sobre "um indivíduo que reescreve a história de um país".

"Story #1", do norte-americano Greg Wohead e a britânica Rachel Mars, é uma reflexão sobre o lugar do teatro numa sociedade ávida de "reality shows" e redes sociais, apresentada na sexta-feira pelas 22 horas e no sábado, às 18 horas.

Greg Wohead, que esteve em residência artística na Mala Voadora em 2017, juntou-se a Mars, finalista do Prémio Oxford Samuel Beckett Theatre Trust em 2016 e artista associada da Birkbeck University, para a criação de uma obra que questiona "como se pode tornar único o momento teatral de estar em frente a uma plateia".

Já o espetáculo de Alexander, visto em Edimburgo por Jorge Andrade e José Capela, é "uma experiência única", na qual a performer canta uma versão de "Somewhere Over the Rainbow", acompanhada pela voz de Judy Garland e a dupla de "noise" Okishima Island Tourist Association, para um único membro do público de cada vez, que tem de se aproximar da artista.

"I Could Go On (Singing over the rainbow)" será apresentado nesta quinta-feira durante uma hora, mas tem também uma versão de várias horas, que em 2016 venceu, no festival Fringe de Edimburgo, o prémio para Artista Emergente e o Autopsy Award, ambos para FK Alexander.

"Uma Família Inglesa" conta ainda com uma residência de escrita, de 19 de fevereiro a 2 de março, do artista e produtor Xavier de Sousa. Natural de Montemor-o-Velho e residente em Brighton, o criador vai trabalhar na adaptação do seu espetáculo P OST para um contexto pós-colonial português e investigar interpretação  de linguagem e processos de adaptação em performance para um novo espectáculo, T IME/COLONIA , que está a desenvolver com comunidades de imigrantes e refugiados em Inglaterra.

Programa
- Uma Família Inglesa

15 fev (22h) - "I Could Go On Singing (Over the Rainbow)", de FK Alexander

16 fev (22h) e 17 fev (18h) - "Story #1", de Greg Wohead e Rachel Mars

17 fev (22h) e 18 fev (22h) - "History, History, History", de Deborah Pearson