Cultura

Mala Voadora apresenta Showbusiness com alunos da Escola de Comércio

  • Notícia

    Notícia

Show_Business.jpg

O espaço da companhia Mala Voadora, na Rua do Almada 277, apresenta o espetáculo "Showbusiness" que é protagonizado por 21 alunos do curso de Técnicos de Vendas da Escola de Comércio do Porto, nestas terça e quarta-feira.

Com direção artística de Jorge Andrade e encenação de José Nunes, "Showbusiness" tem a primeira apresentação já esgotada (a segunda realiza-se às 11 horas de quarta-feira) e constitui um projeto artístico de intervenção social. Foi desenvolvido pela Mala Voadora no âmbito de um projeto apoiado pelo programa PARTIS - Práticas Artísticas para a Intervenção Social da Fundação Calouste Gulbenkian.

A par da Escola de Comércio do Porto, a Mala Voadora associou a A3S, especializada em empreendedorismo social e avaliação, para construir um programa artístico que acompanhasse uma turma do ensino profissional, do 10.º ao 12.º ano.

No espetáculo, os jovens falam de atividade comercial, necessidade de financiamento, sentido criativo e capacidade negocial, pois tentam ter ideias para abrir uma loja e acabam dentro de um teatro. Afinal, está tudo ligado: "Seja como for, o teatro continua a ser um negócio. Pode ser um mau negócio mas que é negócio, é!".

Ao longo de três anos de trabalho, este programa artístico servirá para testar, por um lado, as possibilidades da linguagem específica das artes como forma de ampliar os horizontes e as capacidades daquele grupo de jovens particularmente vulnerável, e, por outro, deverá "confrontar-nos com as nossas próprias dúvidas acerca do papel que a arte pode desempenhar no meio de tão complexos e persistentes problemas sociais", aponta a companhia.