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Mais painéis de mensagem variável espalhados pela cidade para ajudar automobilistas

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Há mais painéis de mensagem variável espalhados da cidade e com mais informação a dar aos automobilistas. Assim, e para além da informação estática viária e de condicionamentos não programados já transmitida, foi integrada informação de tempos de percurso, obtida na plataforma de gestão dos painéis, e consequente transmissão dessa informação na via pública.

Alguns painéis, para além da informação genérica, têm pelo menos duas rotas pré-definidas, com os tempos a serem atualizados de cinco em cinco minutos. Além de permitirem informar os cidadãos de eventuais restrições na circulação viária, produzindo um impacto imediato na redução dos constrangimentos de tráfego na cidade, funcionam no sentido da obtenção de dados para mensuração, em tempo real, da procura viária da cidade, mas também de apoio a estudos de tráfego e monitorização das condições de circulação nestas zonas. Em alguns locais, serão também recolhidos dados da utilização de modos suaves, nomeadamente a utilização de bicicleta.

A ação enquadra-se no projeto, de dimensão europeia, Cooperative-Streets (C-Streets) no piloto “Monitorização de tráfego na cidade”. O projeto teve início em 2019 com a modernização dos seus sistemas de gestão de tráfego e um orçamento afeto ao Município do Porto superior a 2,6 milhões de euros. O investimento nacional ultrapassa os 31,4 milhões de euros, este último financiado em 50% pelo programa Mecanismo Interligar a Europa – MIE (Connecting Europe Facility – CEF). Deverá estar concluído no final de 2023.

O C-Streets surge no seguimento da implementação, a nível nacional, do C-Roads (Cooperative Roads) e os seus alicerces assentam sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes e Transformação Digital aplicada ao transporte e Implantação de Serviços C-ITS (Cooperative Inteligent Transport Systems).

Estas duas bases fundamentam os principais objetivos do projeto: partilha e reutilização de informação, desenvolvimento de soluções de mobilidade como serviço, promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível, redução de incidentes e acidentes, evolução do conceito de sustentabilidade e descarbonização.

A instalação de equipamento deste género foi proposta, em abril do ano passado, em reunião do grupo de trabalho constituído pelos municípios que a Via de Cintura Interna (VCI) atravessa, como uma das 27 ideias para melhorar o funcionamento daquela via.