Economia

Mais investimento e criação de emprego para Campanhã

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Miguel Nogueira

A freguesia mais oriental da cidade do Porto tem, a partir de hoje, um novo supermercado Mercadona, que criou no imediato 60 novos postos de trabalho.

Trata-se da abertura da segunda loja da cadeia espanhola na cidade e a vigésima a nível nacional.

Para o presidente da Câmara do Porto, o investimento “está alinhado com a aposta do Município na zona oriental da cidade”, ficando legitimamente ligado “a projetos emblemáticos em curso” na freguesia, “nomeadamente o Terminal Intermodal de Campanhã, que se encontra em fase final de construção, e o Projeto Matadouro, um investimento de 40 milhões de euros, com início dos trabalhos previsto para setembro de 2021”, assinala Rui Moreira.

O autarca frisa também que esta aposta da empresa de distribuição alimentar “reforça o plano de desenvolvimento da Câmara Municipal do Porto” e sinaliza que, “apesar do contexto económico adverso devido à pandemia”, a cidade continua a ser “um local de eleição para a realização de novos investimentos”, como de resto tem verificado a InvestPorto, gabinete de atração de investimento municipal a que chegam, frequentemente, novos pedidos de apoio.

Rui Moreira encerra ainda a sua declaração, aguardando que este investimento possa desencadear a “dinamização da economia local através da promoção de emprego”.

A nova loja Mercadona localiza-se na Alameda de Cartes, n.º 448. Tem uma área de venda de 1.900 metros quadrados e todos os colaboradores têm assegurados contratos sem termo.

A inauguração decorreu esta manhã, tendo contado com a presença do vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, Ricardo Valente, do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, e da presidente daquela Assembleia de Freguesia, Sandra Santos.

Reforço do apoio aos restaurantes solidários

“O investimento realizado nesta segunda loja da cidade vai permitir levar o nosso conceito de loja eficiente a uma zona em exponencial crescimento e revitalização. O nosso objetivo passa por oferecer um espaço cómodo, com corredores largos, e uma ampla gama de produtos com a máxima qualidade a preços muito competitivos”, assinala em comunicado Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas da Mercadona no distrito do Porto.

Na senda da sua política de responsabilidade social, a marca informa também que vai reforçar as doações diárias de produtos de primeira necessidade aos restaurantes solidários, cujas confeções se concentram no restaurante do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, equipamento municipal que passou a contar com o apoio da Mercadona durante o primeiro confinamento.

No local, são confecionadas mais de 600 refeições diárias para pessoas em situação de sem-abrigo.

A abertura deste novo espaço concluiu o objetivo traçado pela empresa de ter, no final de 2020, uma vintena de lojas em funcionamento, distribuídas pelos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo. Mas o plano de expansão não se queda aqui. A Mercadona faz saber que já iniciou os processos de seleção e recrutamento para cinco novos supermercados a abrir em 2021. Para o Porto, está planeada uma terceira loja, além de novas dependências para Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Espinho.