Educação

Mais de uma centena de estudantes disputa final municipal do Concurso Nacional de Leitura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram 121 alunos de 13 agrupamentos escolares e de três escolas não agrupadas que disputaram a 16.ª edição da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que decorreu na passada terça-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Na sessão de abertura, o vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara do Porto salientou a importância da iniciativa como forma de “celebrar a Língua Portuguesa, o livro e a leitura” e com o “objetivo de promover o gosto pela leitura como fonte fundamental para conhecer, compreender e interpretar o mundo”.

Fernando Paulo agradeceu a participação de todos os alunos, bem como aos professores bibliotecários, coordenadoras interconcelhias da Rede de Bibliotecas Escolares, às famílias que incentivam a participação dos alunos e também ao escritor Manuel Jorge Marmelo, pela “disponibilidade e amabilidade com que aceitou o convite para integrar o júri”.

O Concurso Nacional de Leitura surge no âmbito do Plano Nacional de Leitura e tem como destinatários os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário das escolas da rede pública e privada. Envolve uma ampla rede de parceiros institucionais, nomeadamente o Plano Nacional de Leitura/Ler+, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral de Administração Escolar, a Rádio Televisão Portuguesa e as autarquias, através das bibliotecas de leitura pública.

A organização da fase municipal do CNL ficou a cargo da Câmara do Porto, mais especificamente da Direção Municipal de Cultura e Património, através do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e à Leitura da Divisão Municipal de Bibliotecas e da Direção Municipal de Educação, em estreita articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.

A lista dos alunos vencedores pode ser consultada no anexo abaixo.