Economia

Mais de sete milhões de pessoas já visitaram o Bolhão desde a sua reabertura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_primeiro_aniversario_bolhao_09.jpg

Miguel Nogueira

O ano de 2023 foi o primeiro ano civil completo do Bolhão desde que foi devolvido à cidade, após as obras de restauro e modernização. Consolidado o mercado de frescos, em 2024 o Bolhão vai mais além e celebra os produtos típicos portugueses em eventos temáticos, bem como abre as suas portas a chefs internacionais, num encontro de saber, sabor e tradição.

Desde a sua reabertura, somam-se mais de sete milhões de visitantes ao Mercado. Destes, cinco milhões foram no ano de 2023, um número que superou todas as expetativas. O terceiro trimestre foi o período com a maior afluência, com um acumulado de 1,7 milhões de visitantes. No entanto, outubro e dezembro foram os meses em que mais pessoas passaram pelo Bolhão.

A análise comparativa do quarto trimestre de 2022 e 2023 ressalta o desempenho positivo do Mercado do Bolhão, com um crescimento de 9% das afluências. Em dezembro, o crescimento foi de 19% em relação ao período homólogo, registando um total de 507 mil visitantes. Estes dados consolidam o Mercado como ponto de interesse e de visitas frequentes, que supera o efeito novidade evidenciado no trimestre de reabertura.

Durante o ano 2023, a taxa de ocupação das bancas atingiu os 100%, tendo, entretanto, dois comerciantes submetido o pedido de anulação das licenças por questões do foro particular. 2024 iniciou, assim, com uma ocupação de 97%, estando disponíveis apenas duas bancas e duas lojas. Para estas duas últimas estão a ser desenvolvidos projetos para dividisão dos espaços em lojas de menor dimensão, aumentando, assim, o número de espaços.

Neste momento, o Mercado conta com 77 bancas, sete restaurantes e 28 lojas exteriores em pleno funcionamento.

No coração do Porto pulsa o melhor da gastronomia portuguesa

Em 2024, o Bolhão reforça o seu posicionamento como o quarteirão gastronómico do Porto e traz muitas novidades, além da programação de eventos já consolidada em 2023.

De destacar a iniciativa que trará ao mercado chefs internacionais, num projeto de intercâmbio gastronómico. O evento afirmará o Bolhão como um polo de encontro de experiências para a comunidade local, nacional e internacional, desenvolvido em parceria com o Departamento Municipal de Turismo e Internacionalização.

O melhor da gastronomia típica portuguesa terá um especial destaque na Galeria do Mercado, com a realização de feiras temáticas agroalimentares regulares. As feiras decorrem durante três dias e visam celebrar os produtos típicos portugueses e atrair novos públicos. A primeira feira de 2024, de 21 a 23 de março, será dedicada à Páscoa.

A agenda de eventos vai continuar a dinamizar o Mercado, através dos showcookings, workshops, ciclos musicais, animação, arte e cultura. Os programas especiais continuam a ser uma aposta (como os Dias de Saúde no Bolhão), mantendo a parceria com os pelouros da Saúde e da Educação e também com as faculdades da Universidade do Porto. Novos protocolos com outras entidades estão a ser desenvolvidos para a promoção da saúde e literacia alimentar.

Restaurantes da cidade poderão aderir ao programa de fidelização do Bolhão

Está previsto para este ano o lançamento de um selo de qualidade Bolhão, em que o público-alvo principal é o canal HORECA da Invicta. Uma parceria com os clientes profissionais, valorizando a compra no mercado tradicional e reforçando a qualidade dos produtos escolhidos por cada estabelecimento.

A aproximação a públicos profissionais vai ser também alargada à área da arquitetura, com o lançamento de visitas guiadas ao edifício centenário classificado. Serão duas modalidades de visitas, orientadas ou técnicas, sendo a segunda acompanhada por um arquiteto com conhecimento profundo do edifício e das obras de restauro e modernização realizadas.

Um mercado centenário, mas em constante evolução

De forma a garantir que o mercado permaneça na vanguarda, como um espaço moderno, estão previstos estudos de mercado e de públicos que permitam melhorar a experiência do cliente, do comerciante e dos serviços prestados.

A melhoria das condições do Mercado continua a ser uma aposta. Após a implementação da nova sinalética das bancas dos congelados, está prevista para 2024 uma aproximação destas bancas às demais do terrado. Será, ainda, implementada uma nova sinalética para os restaurantes e o reforço do sombreamento e da proteção da chuva nas bancas. Entre outras melhorias previstas, está também a colocação de papeleiras seletivas, de forma a sensibilizar a população interna e externa para a importância de práticas sustentáveis.

A auscultação aos comerciantes e inquilinos do Mercado integra o processo de melhoria contínua do Bolhão, incluindo a realização de reuniões regulares, individuais e gerais. Importa ainda referir que os contributos recebidos nestas reuniões, bem como outros dados coletados, vão resultar numa proposta de revisão do Regulamento do Mercado do Bolhão, a ser apresentada ao Município ainda em 2024.