Habitação

Mais de oito mil atendimentos no primeiro ano de atividade do Balcão da Habitação Acessível

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Miguel Nogueira

Foram mais de oito mil os atendimentos, entre presenciais e online, que o Balcão da Habitação Acessível realizou durante o primeiro ano de atividade. A oferecer aconselhamento e orientação de soluções em matéria de qualificação do edificado, reabilitação e arrendamento a valores inferiores aos praticados no mercado, o espaço municipal revelou-se importante para esclarecimentos acerca do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - 1.º Direito.

Criado, pelo Município do Porto, em dezembro de 2022, o espaço, na Loja do Cidadão das Antas, tem um balcão dedicado a este programa de forma a prestar apoio aos munícipes interessados em submeter candidaturas.

O serviço inclui um simulador online, especificamente concebido para fazer uma análise preliminar de enquadramento da elegibilidade ao 1.º Direito.

Entre os esclarecimentos mais procurados conta-se, também, o que é prestado no âmbito dos concursos de arrendamento acessível, que já atribuíram 231 casas. O Balcão da Habitação Acessível apoia, ainda, na manutenção dos imóveis já habitados, e procede à cobrança de rendas.

O balcão está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Para contactar a empresa municipal de reabilitação urbana, Porto Vivo, SRU, pode ser utilizado, igualmente, o telefone 222 072 700 ou o endereço de correio eletrónico portovivosru@portovivosru.pt.