Educação

Mais de mil alunos envolvidos no Concurso Dia da Marinha´23

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_chegada_navio_escola_sagres_069.jpg

Porto.

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha, a comunidade escolar foi convidada pela Armada, em parceria com a Câmara do Porto, a apresentar projetos sobre a ligação entre a Marinha e a cidade.

Durante quadro dias, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de visitar a exposição do Concurso Dia da Marinha’23, no Centro de Congressos da Alfândega, e conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Secundário e Profissional das escolas da cidade.

Mais de mil alunos abraçaram o desafio e deram asas à sua imaginação, fazendo uso dos mais diferentes materiais para dar vida às suas criações, através de ilustrações e desenhos à mão, recurso à colagem, fotografias, pinturas de azulejos, âncoras em cartão com motivos marinhos, produção de um documentário, painéis com pinturas a aguarela, marcadores e lápis de cor, letra de uma música dedicada ao Dia da Marinha, maquetes de embarcações, desde o tempo dos Descobrimentos a versões mais contemporâneas como é o caso do submarino, culminando numa versão mais futurista, entre outros. Em comum, o desafio de simbolizar a ligação entre a Marinha e a cidade.

Uma viagem inesquecível

No último dia da exposição, o público votou no(s) seu(s) trabalho(s) favorito(s) e elegeu, em primeiro lugar, o da Escola Profissional Profitecla, seguindo-se o da Escola Profissional de Economia Social, em segundo, e da Escola Básica Infante D. Henrique, em terceiro.

Os alunos que conquistaram os dois primeiros lugares foram premiados com uma viagem no Navio Escola Sagres, a icónica embarcação da Armada que esteve atracada no cais da Ribeira e tornou-se o ponto de passagem para milhares de curiosos.

Na madrugada do dia 25 de maio, 27 alunos, acompanhados por seis professores, tiveram a oportunidade única de embarcar no navio mais antigo ao serviço da Marinha portuguesa, que deixou às águas do Douro em direção ao Porto de Leixões.

A bordo do navio ficaram a conhecer mais de perto a história do navio, através de uma visita guiada, tendo como companheiros a Tuna Universitária do Porto, que, com a sua música, alegrou a viagem.