Cultura

Mais de 60 mil pessoas já passaram pela Feira do Livro do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_geral_feira_do_livro_porto_2022_01.JPG

Guilherme Costa Oliveira

Nos dias de arranque da feira, mais de 60 mil pessoas passaram pelo recinto da Feira do Livro do Porto para descobrir as propostas literárias dos cerca de 80 expositores e assistir às diversas atividades culturais de acesso gratuito. A programação continua, com foco no fim-de-semana quando os diversos “palcos” dos jardins recebem concertos, conversas, atividades para bebés e crianças e ainda a passagem temporária da Feira da Alegria, mercado que reúne vários artistas das áreas da ilustração, serigrafia, tipografia, entre outros.

A primeira semana desta edição da Feira do Livro do Porto contou com atividades para públicos de diferentes gerações que aderiram em massa ao convite para celebrar a poesia nos Jardins do Palácio de Cristal. Mais de 30 mil visitantes no primeiro fim de semana e mais de 60 mil na totalidade da primeira semana do festival literário.

A programação de 2 a 4 de setembro conta uma agenda cheia de atividades infantojuvenis, sessões de leitura, concertos e a presença de nomes de autores como Sérgio Godinho ou Nuno Júdice. Em destaque está, também, a Feira da Alegria, dedicada à ilustração e artes visuais.

Na sexta-feira, a programação cultural começa às 16 horas com uma Conversa Bumerangue, que vai versar sobre o livro “Pára-me de repente o pensamento”, uma antologia da poesia de Ângelo de Lima, natural do Porto (1872-1921). Às 18 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett é palco da conversa de Sérgio Godinho com Inês Fonseca sobre a obra “Palavras são imagens são palavras”, lançada no ano passado pelo músico e autor. A programação segue ao ar livre para dois concertos ao pôr do sol com as bandas The Miami Flu e The Rite of Trio, no Terreiro do Roseiral. O dia acaba com a primeira das sessões de O Poema Ensina A Cair, às 22 horas, com Raquel Marinho e Valério Romão.

Luca Argel, Nuno Júdice e Cláudia Lucas Chéu trazem poesia aos jardins

À primeira hora de sábado, aos 84 expositores da Feira do Livro, juntam-se duas dezenas de ilustradores e artistas visuais. A Feira da Alegria acontece no sábado e domingo, das 11 às 21 horas, e convida artistas a expor os seus trabalhos ao público. A agenda conta, ainda, com a atuação de alguns músicos emergentes.

No sábado, o primeiro destaque vai para a lição de Pedro Eiras intitulada “This way the world ends: poesia e fim do mundo”, às 11h30. À tarde, pelas 16 horas, a autora Francisca Camelo e o músico brasileiro Luca Argel abrem o primeiro ciclo de conversas “Poemagens” – um momento de fruição e reflexão sobre diferentes autores e questões do mundo. O ponto de encontro do fim da tarde volta a ser o Roseiral para os concertos de Colectores e Holy Nothing. Depois dos ritmos exóticos, é o Jazz que soa nos Jardins do Palácio de Cristal com a atuação de Vera Morais e Hiristo Goleminov, no âmbito do Porta Jazz ao Relento. Para encerrar o dia, nova sessão de O Poema Ensina A Cair com Raquel Marinho e Cláudia R. Sampaio.

Também a programação de domingo enceta com uma lição, desta vez sobre o poeta José Tolentino de Mendonça, por Paulo Pires Vale. Às 16 horas, a nova sessão de Poemagens conta com Nuno Júdice, um dos maiores nomes da literatura nacional contemporânea, à conversa com Sérgio Guimarães de Sousa, professor especialista em estudos literários. A cumprir a tradição, é com Spoken Word que se celebra o crepúsculo de domingo na Feira do Livro do Porto. Os concertos estão a cargo de Aníbal Zola e do rapper Maze. O fim de semana fecha com a última sessão de Poema Ensina a Cair, onde a anfitriã Raquel Marinho recebe Cláudia Lucas Chéu.

No cartaz da Feira do Livro para este fim de semana consta, ainda, uma série de eventos infantojuvenis entre oficinas de ilustração, desenho, sessões de contos e teatros. As famílias são convidadas a passar o dia no festival, tendo à disposição uma praça de restauração com diferentes opções alimentares e outras facilidades de apoio ao cuidado com as crianças, como fraldário, por exemplo.

O alinhamento do evento pode ser consultado na integra no site da Feira do Livro do Porto 2022. Além de 84 expositores e 126 pavilhões de livrarias e editoras, o festival conta ainda com 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, 9 lições, 4 sessões de cinema e 5 sessões de palavra soprada de entrada gratuita. A programação subdivide-se em diferentes temas com curadorias de entidades e criadores da cidade.