Sociedade

Mais de 60% da liderança na Câmara do Porto é exercida por mulheres

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os números são claros: dos atuais 4507 trabalhadores e trabalhadoras, 2505 são mulheres, o que corresponde a 55,6% do universo e indica um aumento de 1% face ao período homólogo de 2023. Também a liderança municipal é, maioritariamente, assegurada por mulheres.

De acordo com os dados de fevereiro de 2024, existem 77 dirigentes do sexo feminino na autarquia, o que corresponde a 61,6% dos cargos de liderança ocupados.

Conforme explicado por Catarina Araújo, vereadora com o pelouro dos Recursos Humanos, esta realidade é "consequência natural da elevada formação das nossas trabalhadoras, uma vez que são as mulheres que detêm um nível de escolaridade superior". Dos 1.507 trabalhadores da Câmara do Porto com formação superior, 925 são mulheres.

Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, Catarina Araújo destaca o trabalho que tem sido desenvolvido internamente pelo Município, para promoção e garantia da igualdade: "Temos apostado, continuamente, numa política que fomenta a igualdade. Em 2020, a título de exemplo, obtivemos a nossa certificação pela norma NP 4552 Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Dispomos, desde então, de um conjunto de Medidas de Conciliação que visam a proteção na parentalidade e a assistência à família, medidas relativas a formas de organização do trabalho, e ainda medidas promotoras da integração e inclusão dos trabalhadores”.

Para este cenário, positivo, contribui igualmente o processo de recrutamento da Câmara do Porto, que tem por base uma linguagem inclusiva, com métodos de seleção equitativos, igualdade de oportunidades entre géneros, idades, orientações sexuais, nacionalidades ou orientações ideológicas, privilegiando-se o mérito e uma adequada avaliação das competências de cada pessoa.

Também no que concerne à formação profissional e ao desenvolvimento, é garantida a igualdade, quer no acesso, quer nas oportunidades de qualificação. Além disto, todos os trabalhadores têm oportunidade de desenvolver a sua carreira sendo avaliados através de um sistema de avaliação de desempenho equitativo e justo que permite diferenciar desempenhos, áreas de melhoria, mérito e potencial de desenvolvimento.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, este dia foi assinalado, simbolicamente, junto de todas as trabalhadoras da autarquia com a oferta de um amor-perfeito.