Educação

Mais de 500 alunos expõem trabalhos na Casa de São Roque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas do Porto integram uma mostra expositiva, que foi hoje inaugurada na Casa de São Roque Centro de Arte.

Os trabalhos são o resultado do processo criativo desenvolvido ao longo deste ano letivo pelos alunos que participaram no programa Descobrir com a Arte e a Natureza, que permitiu um contacto direto e multidimensional com aquela instituição da cidade, com as artes e com a natureza.

A exposição, inaugurada esta manhã pelo vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, na companhia de uma turma do 2.º ano da EB São Roque da Lameira, contempla o resultado do processo criativo desenvolvido pelos alunos ao longo projeto, através da escrita, desenho e colagem.

O programa integra dois projetos que tiveram a Casa São Roque Centro de Arte como base para desconstrução e reflexão. O primeiro, referente às camélias, promoveu uma abordagem eclética ao jardim da Casa e às camélias que nele habitam, a partir de sessões de mentoria conceptual e artística. Englobou um percurso entre as cameleiras centenárias e o próprio espaço da Casa, tendo envolvido oito turmas do ensino básico e ensino profissional. O segundo projeto, intitulado “Desconstruir o conceito da Casa”, incluiu sessões de mentoria conceptual e artística ajustadas ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico sobre os espaços expositivos da Casa de São Roque e as suas características arquitetónicas e decorativas. Envolveu um total de 21 turmas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O Município do Porto tem promovido projetos de sensibilização e revalorização do património, em parceria com diversas instituições da cidade. Nesse âmbito, desde 2020, várias escolas têm participado neste programa, desenvolvido com a Casa São Roque.

A Casa São Roque Centro de Arte é um equipamento dedicado à arte, localizado na zona oriental da cidade, que reúne características que lhe conferem singularidade: um edifício classificado pelo seu património arquitetónico, artístico, paisagístico e ecológico; um jardim com camélias centenárias, também elas classificadas como património natural; uma relação simbiótica com o Parque Municipal de São Roque e, ainda, um espólio artístico de dimensão e variedade considerável, no domínio da arte contemporânea; programação cultural.

A exposição pode ser visitada de 30 de junho a 3 de julho, das 15 às 19 horas.