Educação

Mais de 47 mil alunos envolvidos no Junior Achievement Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_competicao_JAP_02.JPG

DR

Mais de 47 mil alunos e mais de mil docentes já participaram no Junior Achievement Portugal (JAP), numa parceria entre o Município do Porto e a congénere portuguesa da maior e mais antiga organização educativa mundial, sem fins lucrativos, dedicada à educação para o empreendedorismo, a Junior Achievement. Só no ano letivo transato (2022/2023), foram realizadas mais de 40 mil experiências de aprendizagem. Estes foram dados apresentados durante o último Conselho Municipal de Educação.

Assumindo a sua responsabilidade na educação dos jovens da cidade, o Município do Porto inscreve na sua oferta educativa, há quase duas décadas, projetos de formação em empreendedorismo, cidadania e literacia financeira. Para este desígnio, foi feita parceria com a JAP, congénere portuguesa da Junior Achievement.

Os projetos, comprometidos com os valores da igualdade, da ética, da justiça social e económica, são acessíveis aos alunos de todos os níveis de ensino das escolas da rede pública do Porto, graças ao investimento do Município, e constam do portfólio do Programa Educativo Municipal Porto de Futuro.

Salas de aulas abertas a colaboradores do Município e da JAP

As salas de aula do ensino básico – 1.º, 2.º e 3.º ciclo - são abertas a colaboradores de empresas parceiras do Município e da JAP, que, em regime de voluntariado, complementam os currículos escolares, através de alguns programas, como "A Família e A Comunidade", dirigidos a alunos do 1.º e do 2.º ano do 1º ciclo, respetivamente, "Europa e Eu", para os alunos do 2.º ciclo, "É o meu Negócio", dirigido aos alunos do 7.º ano, e o programa "Economia para o Sucesso", para alunos do 8.º ano.

Outros projetos, desenhados para os jovens do ensino secundário, possibilitam conhecer de perto a realidade das empresas, a sua estrutura organizacional e funcional. É o caso do "Braço Direito", em que os jovens podem conversar com um colaborador de uma empresa sobre a sua função e carreira e até acompanhá-lo num dia de trabalho e participar nas suas tarefas quotidianas.

Mas também os estudantes do secundário têm o projeto "Innovation Challenge", que desafia equipas a resolver problemas reais, numa competição de apenas um dia, ou o programa "A Empresa", com carácter contínuo e que exige aos alunos criarem uma miniempresa para operacionalizar um serviço ou um produto inovador.

Competição nacional, de novo, no Porto

Ao longo do ano letivo, os alunos têm ainda a possibilidade de participar em competições para apresentação pública do resultado do seu trabalho e investimento, nomeadamente na Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, no stand do Município do Porto.

O programa culmina, no final do ano letivo, com uma competição nacional, em que estão presentes as equipas/miniempresas mais consolidadas e sustentáveis, cujo vencedor tem a possibilidade de representar Portugal na competição europeia. Em 2024, e pelo terceiro ano consecutivo, a competição nacional vai decorrer no Porto, que irá acolher uma vintena de equipas de alunos de escolas de todo o país, no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

Durante o último Conselho Municipal de Educação, o CEO da JAP, Gonçalo Duque, teve oportunidade de abordar todos estes assuntos, valorizando o papel desempenhado pelo Município do Porto. Como sinal de reconhecimento ofereceu ao vereador da Educação, Fernando Paulo, uma placa alusiva à parceria existente entre as duas instituições.