Sociedade

Mais de 25 mil pessoas visitaram o Navio Escola Sagres

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

porto_chegada_navio_escola_sagres_040.jpg

Porto.

Foi uma das principais atrações em toda a programação inserida no Dia da Marinha. Desde a sua chegada, mas principalmente, desde que foi possível visitá-lo, que o Navio Escola Sagres tornou-se um ponto de passagem, por estes dias, na Ribeira do Porto. Desde a passada quinta-feira e até ontem, de acordo com dados disponibilizados pela Marinha portuguesa, a icónica embarcação da Armada teve mais de 25 mil visitas. Só no sábado, foram perto de oito mil. E vai ser possível continuar a visitá-lo, até esta terça-feira.

A grande novidade é que o Navio Escola Sagres vai permanecer mais dois dias atracado na Ribeira, com possibilidade de visitas e horário mais alargado. Assim, esta segunda e terça-feira, o navio da Armada pode ser visitado no horário habitual que teve durante as celebrações do Dia da Marinha – ou seja, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 –, havendo mais um período de visitas: das 20h00 às 22h30. As entradas continuam a ser totalmente gratuitas. Constitui uma oportunidade de visitar um navio, que voltou a atracar no Douro 25 anos depois e, pela primeira vez, na margem do Porto.

Durante as celebrações do Dia da Marinha, na Alfândega, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recordou a viagem do "Sagres", entre o Porto de Leixões e o Cais da Ribeira: "Foi uma alegria imensa ver o Sagres a navegar no nosso rio. Uma alegria para nós, felizardos passageiros do navio, mas também para as centenas de pessoas que bordejaram as margens do rio à espera da chegada do Sagres. Quando 'apitou à faina', expressão que aprendi a bordo, o Navio Escola Sagres levou-nos ao âmago da portugalidade", frisou.

Para além do "Sagres", estiveram ancorados no Douro outros dois navios – Fragata D. Francisco de Almeida e Navio Patrulha Oceânico Sines – e a Lancha de Fiscalização Rio Minho, que esteve atracada, também durante estes dias, na Ribeira.