Sociedade

Mais de 200 idosos já aderiram ao serviço municipal de teleassistência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_idoso_casa.jpg

Filipa Brito

Implementado no início do ano, o programa "Estamos Juntos" já recebeu 287 sinalizações. O serviço de teleassistência da Câmara do Porto é gratuito e procura ser uma resposta de apoio a pessoas com mais de 65 anos, residentes no município, que se encontrem em comprovada situação de carência económica e isolamento social. Até 2025 pretende-se que esta solução chegue a cerca de 600 pessoas para que o envelhecimento seja uma das várias fases positivas da vida de cada pessoa.

Depois do fim do financiamento do Programa Chave de Afetos da Santa Casa da Misericórdia do Porto e conhecidos os resultados do estudo “Porto Importa-se”, o Município decidiu integrar como política pública a resposta de teleassistência. Das 287 sinalizações chegadas à Domus Social, 232 cumpriam os requisitos de admissão e encontram-se ativas, e outras nove aguardam indicação para agendamento da instalação do equipamentos no domicílio dos aderentes.

A grande missão do "Estamos Juntos" é diminuir o isolamento social dos idosos e contribuir para a promoção do bem-estar, para o aumento das relações afetivas, para a permanência do domicílio, para o aumento do sentimento de segurança e para a diminuição do sentimento de solidão não desejada desta população.

O serviço de teleassistência permite o acompanhamento monitorizado dos aderentes de forma contínua e opera ininterruptamente durante todo ano. Desta forma, é possível aos profissionais de saúde dar uma resposta em tempo útil em situações de urgência. Tem, ainda, a particular vantagem de funcionar dentro e fora de casa, o que permite alcançar toda a cidade. Este modelo de funcionamento (outdoor) permite que os beneficiários consigam manter, de forma mais segura, o seu grau de participação e o seu envolvimento na comunidade.

Dado o seu modelo inovador o programa foi apresentado, em junho, na terceira edição do Switch to Innovation Summit!, com o tema "Inovação Social com Tecnologia", que decorreu em Valongo.

O "Estamos Juntos" conta, também, com uma oferta complementar de apoio emocional, sete horas por dia, tentando, assim, minimizar a ausência de redes sociais de suporte e a inexistência de retaguarda familiar.

Aos oito parceiros sinalizadores cabe identificar potenciais beneficiários, instruir o processo de candidatura e monitorizar e acompanhar os processos de adesão em curso. Neste momento, os interessados poderão dirigir-se ao Gabinete do Inquilino Municipal da Domus Social ou a qualquer uma das Juntas e Uniões de Freguesia da cidade. O Município do Porto está a estudar o alargamento dos parceiros sinalizadores, de forma a incrementar as sinalizações e alargar o número de beneficiários deste serviço de teleassistência.

Apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o programa é financiado pela União Europeia através dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, enquadrado no programa “NextGenerationEU”.