Habitação

Mais de 200 candidaturas para sorteio de 10 imóveis em pleno Centro Histórico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_arrendamento_acessivel_07.jpg

Miguel Nogueira

Jovens casais foram o principal público do concurso de arrendamento acessível promovido pela empresa municipal Porto Vivo, SRU. Sorteio das habitações realiza-se nesta segunda-feira, 11 de janeiro.

Vai dar-se na segunda-feira mais um passo no programa de arrendamento acessível, sob gestão da Porto Vivo, SRU. Após um concurso público que recebeu mais de 200 candidaturas, o sorteio desta bolsa de 10 habitações será realizado no dia 11 de janeiro, às 15 horas, nas instalações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal.

A média de idade dos concorrentes situa- se na faixa dos 25 aos 37 e a maior parte dos agregados tem entre uma a duas pessoas.

Estará a sorteio o arrendamento de 10 imóveis, com tipologias que variam entre o T1 a T3, localizados em pleno Centro Histórico da cidade. As habitações, propriedade da Porto Vivo, SRU, foram alvo de uma profunda reabilitação antes de integrarem o concurso e encontram-se entre as ruas de Mouzinho da Silveira, dos Pelames, dos Mercadores e da Arménia.

Dada a conjuntura pandémica, o sorteio será realizado no âmbito de um evento restrito, em que são asseguradas todas as medidas de prevenção e controlo da Covid-19.

Os valores das rendas dos imóveis a sortear iniciam-se nos 273 euros para um T1, sendo 632 euros o valor máximo proposto para um T3 triplex, para uma taxa de esforço dos candidatos que não deverá ser superior aos 35%. Entre os critérios de admissibilidade, o programa determinou os rendimentos máximos por ano civil e a adequação da composição do agregado à tipologia que se candidata.

A Câmara do Porto tem vindo a investir para suprir a grave carência de oferta de habitação na cidade a preços comportáveis para o agregado familiar médio, tendo como premissa que a regeneração urbana se constitui como eixo medular da reabilitação e dinamização da cidade.

Prazo do concurso Porto com Sentido a terminar

Paralelamente àquele braço do programa municipal de arrendamento acessível, está a decorrer o período de candidaturas para as habitações disponíveis no âmbito do primeiro concurso do programa Porto com Sentido.

O concurso, em vigor até 15 de janeiro, disponibiliza a valores compatíveis com os rendimentos da classe média, sete habitações, com tipologias de T0 a T3, situadas entre a Baixa do Porto e a freguesia de Ramalde.