Economia

Mais 40 milhões de euros e 100 engenheiros para acelerar entrada de empresas no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_empresa_tecnologica_programacao_informatica_02.jpg

Filipa Brito

Com o Porto a reforçar, cada vez mais, a sua posição como um verdadeiro centro tecnológico internacional, a aceleradora de empresas luso-alemã Xelerate.tech tem previsto um investimento anual de sete a oito milhões de euros, durante os próximos cinco anos, o que perfaz um total de 35 a 40 milhões de euros. Até 2024, mais cem engenheiros de desenvolvimento de software deverão ajudar a instalar novas empresas tecnológicas estrangeiras na região.

O mais recente exemplo é a chegada da Advanced Apllication, que, até ao final do ano, vai criar mais de três dezenas de postos de trabalho na cidade.

Antes disso, já havia sido preponderante na instalação, no Porto, do centro tecnológico da dinamarquesa ISS WorldServices, onde o papel da Xelerate.tech passa pela "gestão externa que define todos os processos, desde os recursos humanos até ao apoio necessário com a legislação portuguesa", esclarece o diretor tecnológico, acrescentando o trabalho de "alavancamos o processo de transformação digital dessas empresas”.

Ao jornal ECO, Pedro Rocha assumiu que, na decisão das empresas estrangeiras se instalarem no Porto, pesa o reconhecimento das universidades da região, que é um "centro tecnológico internacional" e apresenta "talento na área tecnológica".

Já no ano passado, o responsável tecnológico da Xelerate.tech admitia ao Jornal de Negócios que "a cidade do Porto foi uma escolha natural".

"Rodeada por universidades de renome, que formam jovens altamente qualificados, a cidade incorpora um ambiente vibrante e próspero para diversas áreas tecnológicas", enaltecia Pedro Rocha, no momento da divulgação com a germânica AVL Software and Functions, "uma das principais empresas de tecnologia do mundo para o desenvolvimento, simulação e testes na indústria automóvel", que já emprega duas dezenas de pessoas.