Educação

Mais 23 alunos da Escola do Cerco passam a integrar o "Música para Todos"

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Já vai na 14.ª edição, mas a emoção e o nervosismo mantêm-se iguais entre alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco. No caso, 23 do 5.º ano, turma A, que, esta segunda-feira, receberam instrumentos musicais, iniciativa integrada no programa municipal "Música para Todos”. Um dia, quem sabe, poderão integrar a Orquestra Juvenil da Bonjóia, que lhes abriu o apetite com uma pequena atuação no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Um a um, os estudantes do 5.º Ano receberam os seus instrumentos musicais das mãos do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vereador da Educação, Fernando Paulo, e de representantes das entidades envolvidas no projeto – Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI, Rui Pedroto, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Álvaro Teixeira Lopes, diretor do Curso de Música Silva Monteiro, e Manuel Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco.

"Sentimos sempre uma enorme alegria por ajudar tantas crianças e jovens a estudar música. Sabemos bem o papel que [a música] desempenha no processo de aprendizagem, ao estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos", começou por afirmar o presidente da Câmara, relevando que esta iniciativa reflete "os princípios que orientam a intervenção social do Município do Porto".

"É um projeto que alimenta sonhos, transmite esperança, gera expetativas em muitas crianças e jovens. É um projeto que esbate as diferenças socioeconómicas e promove a diversidade e a inclusão social nas escolas. É um projeto que, no fundo, consubstancia a ideia de uma cidadania plena e ativa", sublinhou Rui Moreira.

"Um Porto de todos e para todos"

O "Música para Todos" é, na opinião do presidente da Câmara do Porto, "um exemplo do trabalho em rede que desenvolvemos com diferentes atores e instituições em prol do bem comum". "Traduz o nosso esforço para promover a coesão social, tendo em vista a construção de uma cidade mais solidária, integrada e integradora", disse, acrescentando: "Um Porto de todos e para todos".

Rui Moreira aproveitou para agradecer aos parceiros do projeto – "a cooperação entre o setor público e o setor privado em projetos de coesão social é viável, desejável e beneficia o desenvolvimento do nosso Município", frisou – e aos pais e encarregados de educação dos alunos que passam a gora também a integram o projeto, sublinhando a dedicação que têm demonstrado, apoiando sempre os seus filhos.

gco_musica_para_todos_2024_35.jpg

E daqui nasceu a Orquestra Juvenil da Bonjóia

Criado em 2010, o projeto "Música para Todos" já vai na sua 14.ª edição. Promove a inclusão social através do ensino da música, apoiado num projeto educativo sólido, fundamentado nos princípios da diversidade cultural, possibilitando às crianças e jovens conhecer outras realidades, outras culturas e linguagens, que se refletem no seu desempenho e resultados escolares. A cedência dos instrumentos para aprendizagem permite, assim, uma igualdade de oportunidades.

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamento de Escolas do Cerco, escola dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade. Conta com o apadrinhamento do Banco BPI - Banco Português de Investimento, a BIAL e a Fundação Manuel António da Mota. E foi do "Música para Todos" que nasceu a Orquestra Juvenil da Bonjóia, promovendo o trabalho desenvolvido pelos alunos e dando visibilidade ao processo de aprendizagem e os resultados obtidos.