Urbanismo

Mais 200 caldeiras de árvores melhoradas em vários pontos da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Criado para assumir intervenções de pequena dimensão na cidade, o Gabinete do Espaço Público vem-se dedicando, entre outros projetos, à melhoria das caldeiras das árvores da cidade. Recentemente, deu início à intervenção em mais duas centenas destes espaços, espalhados por oito arruamentos, permitindo o saudável desenvolvimento dos troncos.

As intervenções serão realizadas nas caldeiras das árvores nas ruas de Alves Redol, Duarte Pacheco Pereira, Afonso Baldaia (praceta), Afonso de Albuquerque, Campo Alegre e António Pinto Machado, e ainda na Travessa da Prelada e no Largo de António Calém.

A empreitada tem por objetivo o redimensionamento das caldeiras, de forma a acompanhar o desenvolvimento das espécies de árvores identificadas, na sua maioria de grande porte.

Está prevista, ainda, a uniformização ao nível dos materiais e/ou de um alinhamento ao longo de um mesmo arruamento, bem como a melhoria da mobilidade pedonal nos passeios.

Para isso, será corrigida a degradação geral do pavimento e, em alguns casos, a proliferação superficial das raízes das árvores.

A obra tem a duração de 90 dias e representa um investimento municipal de, aproximadamente, 154 mil euros.

Toda a informação referente à intervenção nestas 200 caldeiras de árvores pode ser consultada na página da GO Porto, empresa municipal da qual faz parte do Gabinete do Espaço Público.