Sociedade

Mais 16 toneladas de bens saíram do Porto rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Saiu do Porto mais uma carga de solidariedade destinada ao povo ucraniano. Nesta terça-feira, ao final da tarde, o quarto camião de bens recolhidos no âmbito da campanha “Somos Todos Ucrânia” seguiu viagem com 16 toneladas a bordo.

Este é o primeiro transporte que conta com o apoio da Centromarca e arrancou ontem, às 18 horas, do quartel do Batalhão dos Sapadores Bombeiros. A carga do camião é idêntica à anterior, 16 toneladas, e seguirá até à fronteira da Polónia com a Ucrânia. A bordo seguem medicamentos, bens alimentares não perecíveis, roupa e outros produtos doados pela solidariedade dos portuenses, destinados ao povo ucraniano, que desde 24 de fevereiro viu o seu quotidiano transformado pela invasão russa.

A campanha “Somos Todos Ucrânia”, promovida pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, tem como objetivos concertar respostas e organizar as manifestações de auxílio ao povo ucraniano. Disponibiliza uma plataforma (www.somostodosucrania.pt) e uma linha de apoio, com o número 222 090 420, através dos quais é possível aferir as áreas em que a comunidade poderá participar nessa ajuda, nomeadamente: recolha de bens, acolhimento de famílias refugiadas, ofertas para bolsa de emprego e bolsa de serviços.

Nas primeiras duas semanas esta campanha angariou 1.104 ofertas de alojamento e enviou 90 toneladas de donativos.