Turismo

Maior cimeira de exploradores à escala mundial vai realizar-se no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_glex_summit.jpg

DR

A Câmara Municipal do Porto esteve presente na 120.ª edição anual do Explorers Club, que teve lugar, dia 20, em Nova Iorque. A presença do Município, através da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, teve como principal objetivo apresentar a cidade como host da Global Exploration Summit (GLEX Summit), a maior cimeira de exploradores à escala mundial, a realizar, em junho, no Porto, com passagem por Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, nos Açores).

O programa da GLEX Summit 2024 foi revelado, oficialmente, durante a prestigiada Gala do Explorers Club, realizada no The Glass House, em Nova Iorque. Este evento, descrito por James Cameron, um dos responsáveis da organização do evento, como “os óscares da exploração deste planeta", marca um momento crucial no calendário do Explorers Club, que organiza o seu jantar anual desde 1904.

A gala - teve repercussão em vários órgãos de comunicação social mundial, como, por exemplo, no New Delhi Times e no London Insider - é celebrada pela sua essência única, onde junta ciência e empreendimento humano, sendo que o tema deste ano foi proclamado como "a melhor noite na Terra, ou em qualquer outro lugar". A noite apresentou uma variedade de convidados ilustres, incluindo astronautas, aquanautas, alpinistas e especialistas de várias áreas científicas, culminando num fim de semana repleto de eventos e anúncios inspiradores.

A exploração é a essência do espírito humano, levando-nos a ultrapassar limites e descobrir o desconhecido

A GLEX Summit, que terá o seu início, dia 15 de junho, no Porto, espera ser um marco significativo no domínio da exploração e da ciência, apresentando uma série de sessões sem paralelo e experiências interativas cujo objetivo passa por expandir as fronteiras do conhecimento e exploração humana.

Richard Garriott, presidente do Explorers Club, encapsulou o espírito da cimeira ao afirmar que “a exploração é a essência do espírito humano, levando-nos a ultrapassar limites e descobrir o desconhecido, e no GLEX Summit, celebramos este espírito como nunca".

Para além de Catarina Santos Cunha, a cerimónia contou com a presença do presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN) e da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, e do presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Marcos Couto.