Ambiente

Magnólias em flor cobrem a cidade com um manto de cor

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dos Aliados ao Jardim Botânico, da Praça Francisco Sá Carneiro aos Jardins do Palácio de Cristal, se considerarmos apenas espaços públicos, das magnólias diz-se que anunciam a Primavera, já que dão flor ainda antes de apresentarem folha.

Por esta altura, a cidade veste-se com tonalidades de branco, cor-de-rosa e roxo/lilás, as cores dominantes das espécies da família Magnoliaceae no Porto.

Muitos dos exemplares encontram-se em jardins e quintais privados, mas há três conjuntos arbóreos classificados como de "Interesse Público". Existem 12 exemplares de magnólia grandiflora (magnólias-de-flores-grandes) na Praça 9 de Abril, vulgarmente designada por Jardim da Arca de Água, as magnólias de flores grandes centenárias do Jardim Marques de Oliveira, mais conhecido por Jardim de São Lázaro, e, por fim, uma magnólia grandiflora, com uns imponentes 22 metros de altura e projeção de copa quase semelhante, implantada nos jardins da Casa Tait.

O nome do género é dedicado a Pierre Magnol, botânico francês do século XVIII, que foi diretor do Jardim Botânico de Montpellier. Segundo os estudiosos na matéria, muito provavelmente as primeiras plantas com flor que apareceram na história do planeta assemelhavam-se às atuais magnólias, uma vez que os fósseis de flores mais antigos que se conhecem apresentam estruturas muito idênticas às deste género botânico.