Ambiente

Magnólias anunciam a primavera em profusão de cores pela cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No Porto, a chegada da primavera é marcada por um espetáculo de cores e perfumes únicos, graças à magnífica floração das magnólias que adornam os espaços públicos e privados da cidade. Das magnólias, diz-se que anunciam a estação das flores, desabrochando antes mesmo das suas folhas surgirem.

Desde a emblemática Avenida dos Aliados até aos recantos mais escondidos nos jardins privados, as magnólias pintam a cidade com tonalidades de branco, cor-de-rosa e roxo/lilás, proporcionando uma beleza rara que encanta moradores e visitantes. Não é incomum testemunhar uma profusão de cores que se estendem pelos jardins, praças e ruas do Porto, trazendo um ar de renovação e vivacidade.

Este ano, tal como nos anteriores, a cidade prepara-se para receber esta explosão de cores que marca o início da estação mais florida do ano. Com mais de duzentas árvores classificadas como de "Interesse Público", as magnólias ganham destaque especial, com exemplares notáveis como os que se encontram na Praça 9 de Abril, no Jardim Marques de Oliveira e nos jardins da Casa Tait.

Não apenas símbolos de beleza, as magnólias são também testemunhas da história e da cultura da cidade. Variando em espécies e características, desde a Magnolia x soulangeana à Magnolia grandiflora, estas árvores são cuidadas com esmero, respeitando a sua singularidade e importância para o património verde do Porto.

Com a chegada da primavera, moradores e visitantes são convidados a contemplar e apreciar a exuberância das magnólias, que não só embelezam a paisagem urbana, mas também lembram a renovação constante da natureza e da própria cidade.