Ambiente

Magnólia que fazia companhia ao Ardina foi transplantada para os jardins do Palácio de Cristal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois da estátua O Ardina ter sido recolhida da Praça da Liberdade, onde se encontrava desde 1991, também a magnólia que lhe fazia companhia foi retirada do local, no âmbito dos trabalhos de construção da futura estação S. Bento/Liberdade, da Linha Rosa do Metro do Porto.

Este exemplar (Magnolia x soulangeana), que se estima ter uma idade entre os 25 e os 30 anos, foi o fiel acompanhante d’O Ardina nas muitas fotografias e artigos feitos a seu respeito.

Conhecida pela sua floração de cor branca e precoce, esta sempre foi a primeira árvore da Avenida dos Aliados a abrolhar, servindo como contraste, no início da primavera, ao cinzento caraterístico do fim do período invernal.

Os seus caminhos separam-se agora dos da estátua, ao fim de quase 30 anos, com a transplantação deste património natural para os jardins emblemáticos do Palácio de Cristal. Ali continuará a florear, adicionando a estes jardins mais um pedaço de história e especiosidade.

A magnólia foi cuidadosamente transportada para a sua nova morada, num processo que foi sempre acompanhado pelos serviços municipais do Ambiente.

Está prevista a plantação de uma nova árvore, com as mesmas caraterísticas, no local onde esta se encontrava.