Cultura

Mãe e filho partilham espetáculo sobre a memória (e a sua perda) em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Vem aí mais um fim de semana de Cultura em Expansão, com paragem em Campanhã e Miragaia, para a apresentação dos espetáculos “Miquelina e Miguel” e “Makupuni”, respetivamente.

Com direção artística de Miguel Pereira, a quem se junta, na interpretação, a sua mãe, Miquelina da Costa Frederico, “Miquelina e Miguel” é um espetáculo em que o tema da memória e da sua perda surgem como fios condutores, numa tentativa do coreógrafo resgatar um novo lugar, trágico e cómico, entre ele e a sua mãe.

Um encontro delirante e carinhoso a dois, onde a dança, o absurdo e a fragilidade são celebrados num espaço de liberdade sem limites, numa tentativa de contrariar o tempo e escapar ao inevitável. O espetáculo é apresentado no sábado, 20 de maio, às 19h00, na Associação Nun’Álvares de Campanhã.

Já no domingo, é dia de estreia dirigida aos mais novos e, portanto, para usufruir em família. Aliando a interatividade dos videojogos, animação 2D e mapping ao teatro convencional, de formas animadas e de marionetas, “Makupuni” aborda conceitos como a aceitação, a diferença e a empatia, na relação da criança com os pais, com a tecnologia e com o mundo.

Neste espetáculo interativo, da companhia Cegonha - Bando de Criação, o público é convidado a decidir o rumo da história, através de uma votação com cartões coloridos, cujos resultados são monitorizados e transmitidos no momento.

“Makupuni” é apresentado no domingo, 21 de maio, às 11h00, no auditório do Grupo Musical de Miragaia.

A entrada nos espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa), disponível no local e dia do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.