Cultura

Adolfo Luxúria Canibal debate com juristas o filme "Regresso a casa" de Zhang Yimou

  • Notícia

    Notícia

A película do realizador chinês, que integrou a seleção dos festivais de Cannes e Toronto em 2014, é o tema da sessão do ciclo "A Justiça no cinema" que a Associação Jurídica do Porto (AJP) promove nesta quarta-feira, pelas 21 horas, na Casa das Artes (Rua Ruben A, 210).

Durante a Revolução Cultural da China, no início de 1970, Lu Yanshi é enviado para um campo de trabalho forçado. Tenta fugir, mas por causa da sua filha - uma estudante de ballet mimada chamada Dandan - o plano fracassa. Com o fim da revolução, Lu retorna a casa, onde encontra a sua esposa, Feng Wanyu, sem memória. Sem conseguir reconhecê-lo, ela espera pacientemente pelo retorno de seu marido. Lu Yanshi vai ter que lutar para ressuscitar o seu passado e despertar a memória da sua mulher.

A exibição do filme é seguida de um debate em que participam o advogado Adolfo Morais de Macedo, mais conhecido por Adolfo Luxúria Canibal enquanto vocalista dos Mão Morta, o bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, a jurista Helena Amaro e o advogado Manuel César Marques.

Esta é a terceira sessão do ciclo "A Justiça no cinema", promovido pela AJP em parceria com o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Associação Sindical dos Juízes Portugueses e Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, o qual tem por objetivo promover o debate sobre filmes de excelência consagrados nos festivais internacionais de referência e relacionados com temáticas jurídicas.

Os bilhetes estão à venda na Casa das Artes.

Mais informações na página da AJP no facebook ou através do endereço eletrónico direitoemdebateajp@gmail.com .