Economia

Lufthansa Ground Services criou centro de serviços inovador no Porto e estima contratar 200 trabalhadores

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A LGSP -
Lufthansa Ground Services Portugal criou recentemente no Porto um projeto
inovador a nível mundial. Trata-se de um novo centro de serviços para emissão
de bilhetes e para irregularidades - Remote Ticketing Center - que apoia
anualmente, a partir do Porto, mais de 254 mil voos da Lufthansa, Austrian
Airlines, Eurowings e Air Dolomiti em 295 aeroportos espalhados pelos cinco
continentes.


"É um
projeto global criado e desenvolvido pela LGSP, que a partir do Porto assiste
aeroportos da Europa, Médio Oriente, África, Ásia e América Latina", salientou,
em comunicado da empresa, Paulo Geisler. "Temos os melhores recursos para
satisfazer as necessidades das companhias assistidas. Trata-se de um serviço
que obriga a uma formação especializada, dada por formadores internos, e um
know-how muito extenso, uma vez que cada aeroporto e cada irregularidade é uma
realidade diferente".


Por hora são
assistidos, no Centro de Serviços da LGSP no Porto, mais de 25 voos, 365 dias
por ano, 24 horas por dia. "O nome do Porto e de Portugal são levados
diariamente a todo o mundo. Trata-se de um projeto fantástico, inovador e muito
exigente", refere o administrador da LGSP.


A evolução
da empresa é refletida, também, na contratação de trabalhadores. "Só em 2015
foram criados mais de 100 postos de trabalho e o grande investimento no Porto
continua com a contratação de quase 200 novos colaboradores até 2017", revela
Paulo Geisler.


"Procuramos
licenciados predominantemente nas áreas de turismo e línguas, sendo o domínio
do inglês obrigatório e o de alemão preferencial". A LGSP é neste momento uma
das maiores empregadoras de origem alemã com sede na capital nortenha. "Das
universidades portuguesas estão a sair excelentes profissionais que, juntamente
com os colaboradores mais experientes, formam uma equipa motivada e formada
para as situações difíceis e inesperadas que ocorrem no dia-a-dia da aviação
comercial nos aeroportos em todo o mundo".


 

Crescimento de 110% de voos
assistidos nos aeroportos nacionais


Desde que
iniciou a sua atividade em maio de 2011 com 37 funcionários, a LGSP - Lufthansa
Ground Services Portugal, primeira empresa portuguesa detida a 100% pelo grupo
Deutsche Lufthansa AG, "irmã" das companhias aéreas Lufthansa, Swiss, Eurowings
entre outras e sediada no Porto, foi expandindo o seu negócio não só na área de
assistência a passageiros e gestão operacional, mas também noutros setores como
o apoio à internacionalização de empresas e à organização de eventos. Assim, no
ano em que comemora cinco anos, a LGSP já emprega mais de 200 colaboradores e tem
no seu portfolio duas novas marcas, a LGSP Events e a LGSP Sports, prevendo-se
uma grande expansão com a contratação de mais de uma centena de novos
colaboradores durante os próximos meses.


Em relação
aos voos assistidos em 2011, "tivemos desde então um aumento de 110%", refere
Paulo Geisler. "A LGSP assiste atualmente nos aeroportos de Lisboa, Porto e
Faro voos não só da Lufthansa como também das companhias aéreas Swiss, Brussels
Airlines e Edelweiss."


A LGSP encontra-se
a estudar novos projetos para o centro de serviços no Porto, o que significa um
novo investimento de vários milhões de euros e mais contratação de pessoal para
a cidade.