Cultura

Luca Argel e Grupo de Cante Alentejano do OUP celebram Abril na Bouça

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_cante.jpg

DR

No próximo dia 25 de abril, às 17 horas, o Cultura em Expansão volta à Associação de Moradores da Bouça com o já habitual concerto de celebração da Revolução dos Cravos.

Neste ano especial, o programa municipal propõe um espetáculo inédito de interseção entre linguagens lusófonas, através do encontro da música de Luca Argel com o Cante Alentejano, representado pelo Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto (OUP).

Músico, poeta e escritor brasileiro radicado em Portugal, Luca Argel tem dedicado o seu trabalho a uma investigação profunda sobre as raízes do samba e as suas conexões com a herança colonial portuguesa. Desdobrando-se entre a atividade musical e literária, conciliando nos seus projetos pesquisa histórica, ativismo político e experiências musicais que desconhecem fronteiras, tem também vindo a colaborar com diferentes artistas portugueses dos mais variados estilos, como Ana Deus, Keso ou A Garota Não.

A convite do Cultura em Expansão, o músico brasileiro junta-se agora ao Grupo de Cante Alentejano do OUP. A caminho das cinco décadas, o grupo nasceu da vontade de um conjunto de alunos alentejanos a estudar na Universidade do Porto valorizarem e manterem esta tradição musical neste contexto académico.

O público é convidado a descobrir o resultado deste trabalho colaborativo, num concerto único em que não irão faltar modas de Cante Alentejano tradicionais e canções de Música Popular Brasileira

Desde então, tem vindo a representar e difundir esta forma tão única de cantar e fazer música, expandindo-a também através das suas inúmeras atuações. Numa data tão especial como o 25 de Abril, à qual a região do Alentejo e o Cante estão intrinsecamente ligados, aceitaram este desafio "inesperado", que, nas palavras de Luca Argel se revelou uma "experiência bem rica".

Na quinta-feira, o público é convidado a descobrir o resultado deste trabalho colaborativo, num concerto único em que não irão faltar modas de Cante Alentejano tradicionais e canções de Música Popular Brasileira, de intervenção, com uma nova roupagem.

À semelhança dos restantes espetáculos do Cultura em Expansão, a entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no dial e local do concerto, a partir de uma hora antes do seu início.

Mais informações disponíveis no site do Cultura em Expansão.