Cultura

Livros científicos dos séculos XVI e XVII em exposição na BPMP

  • Notícia

    Notícia

#fib_biblioteca_01.jpg

A Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) inaugura hoje uma exposição de livros científicos antigos que foram publicados no decurso dos séculos XVI e XVII. 

"Da sciencia dos numeros, da medição das distancias, e do pêzo dos corpos celestes" é uma das principais exposições que a BPMP apresenta neste ano e a abertura está marcada para as 18,30 horas na sala de exposições (capela do antigo convento onde a BPMP está instalada, no Jardim de São Lázaro/Rua de D. João IV, 17).

Preservado nas coleções patrimoniais da Biblioteca, o espólio integra obras muito relevantes e exemplares bastante raros das chamadas ciências exatas, mais concretamente de disciplinas físico-matemáticas e outras áreas que, de algum modo, utilizam fundamentos e métodos quantitativos para esclarecer a realidade ou que incidem no conhecimento ou engenho técnico-prático. São os casos da matemática, astronomia (incluindo aqui astrologia, 'reportórios de tempo' e similares), náutica e navegação, arquitetura e ciência militar (quando predomina a vertente matemática), instrumentação e engenhos mecânicos.

"Da sciencia dos numeros, da medição das distancias, e do pêzo dos corpos celestes" pode ser visitada de segunda-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas e fica patente até 31 de agosto (a partir de 15 de julho encerra ao sábado).