Sociedade

Livro que evoca legado de Diogo Vasconcelos apresentado em homenagem pública

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Diogo Vasconcelos. O homem que tocou o futuro", da autoria de Ana Rita Ramos e Teresa Ribeiro e supervisionado por Jaime Quesado, recorda todo o legado deixado pelo empreendedor portuense que faleceu, precisamente, há uma década. A apresentação pública da obra escrita em sua homenagem decorreu, nesta segunda-feira, no CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos.

Foram várias as personalidades que marcaram presença nesta homenagem, entre elas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, Carvalho Guerra, reitor da Universidade Católica do Porto quando Diogo Vasconcelos era aí estudante de Direito, Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, o jornalista Carlos Magno, seu amigo, entre outros convidados.

Nascido em maio de 1968, no Porto, foi um dos grandes impulsionadores do empreendedorismo e de uma cultura de inovação em Portugal. O gestor português foi sempre muito ativo em movimentos estudantis e tornou-se no grande impulsionador da Federação Académica do Porto, reunindo as várias associações de estudantes das instituições de ensino superior da cidade.

Assumiu um papel relevante na modernização digital do país ao ser nomeado, por Durão Barroso, para liderar a UMIC – Unidade de Missão Inovação e Conhecimento, de onde saíram muitos dos projetos de inovação e modernização do Estado, entre os quais o Portal do Cidadão, as compras eletrónicas no Estado, a massificação da banda larga, as redes de conhecimento das Universidades. A partilha de conhecimento foi sempre um dos temas mais importantes para Diogo Vasconcelos e uma das frases que mais usou - "We are what we share" - tornou-se a mais representativa do seu compromisso para com uma sociedade melhor.

Foi, ainda, vice-presidente do PSD e consultor do então Presidente da República, Cavaco Silva.

Diogo Vasconcelos faleceu em julho de 2011, em Londres, onde vivia, vítima de uma septicemia. Tinha 43 anos.