Cultura

Livro póstumo de Albano Martins apresentado no Palácio da Bolsa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Por Ti Eu Daria - Toda a Poesia" é o título do novo trabalho de Albano Martins, apresentado, a título póstumo, e editado pela Glaciar e Associação Poeta Albano Martins. A sessão decorreu nesta quarta-feira, no Palácio da Bolsa.

A apresentação esteve a cargo do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e contou com a participação da filha do poeta e vice-presidente da associação, Isabel Martins, e de Jorge Sá, em representação da editora Glaciar.

Natural do Fundão, Albano Martins foi professor e poeta agraciado por vários institutos nacionais e estrangeiros e viu reconhecida a sua obra, nomeadamente em Portugal, Espanha, Itália, Chile e Brasil, marcando uma série de investigadores universitários que se dedicaram e dedicam ao estudo da sua poesia.

Albano Martins esteve envolvido com o grupo da revista Árvore e foi colaborador da Colóquio-Letras e da Nova Renascença. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Tradução Literária, pela tradução de Canto Geral, de Pablo Neruda (Campo das Letras, 1998) e, em 2012, o Grande Prémio de Tradução Literária da Associação Portuguesa de Tradutores/Sociedade Portuguesa de Autores, pela tradução da Antologia da Poesia Grega Clássica (edições Afrontamento). Como tradutor, assinou obras como Poemas do Desterro, de Ovídio, Cântico dos Cânticos de Salomão (Árvore), ou os Cantos de Leopardi (Editorial Vega).

Faleceu em junho de 2018.