Economia

Lista do Porto de Tradição recebe centenária casa Moldursant e outros três estabelecimentos

  • Notícia

    Notícia

#fib_Moldursant.jpg

Filipa Brito

O lote de estabelecimentos protegidos no âmbito do programa municipal Porto de Tradição conta desde hoje com quatro novos nomes. A centenária casa Moldursant foi reconhecido, assim como o restaurante chinês King Long, a Livraria José Alves e a Liga Portuguesa de Profilaxia Social.

Por proposta do vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, foi reconhecida a relevância para a cidade destes quatro estabelecimentos e entidades. Com estas entradas, aprovadas, por unanimidade, na reunião de Câmara desta segunda-feira, o programa Porto de Tradição já reconheceu 92 instituições da Invicta.

Dedicada desde 1917 ao comércio e indústria de molduras artísticas e material de belas artes, a centenária Moldursant, na Rua da Picaria, entrou para o lote de estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local, assim como o emblemático restaurante chinês King Long, no Largo do Dr. Tito Fontes, e a Livraria José Alves (na esquina das ruas da Fábrica e de Avis).

Tendo iniciado a sua atividade em 1924, a Liga Portuguesa de Profilaxia Social, instituição particular de solidariedade social, também mereceu a distinção do programa municipal.

O reconhecimento destes quatro estabelecimentos alarga para 11 o número de entradas na lista do Porto de Tradição em 2020. A Retina Óptica e o restaurante Pedro dos Frangos foram integrados em julho, e em fevereiro fora aprovado o reconhecimento da UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto.

Em janeiro, deram entrada na lista de estabelecimentos protegidos a Leitaria Quinta do Paço, Salão de Chá Aviz (Café Aviz), Casa dos Neves, e Peninsular - Papelaria & Artes Gráficas.

O programa Porto de Tradição foi instituído em 2016 com o objetivo de preservar a identidade histórica do comércio da cidade.

No final de 2019, foi aprovado o Fundo Municipal de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pelo Porto de Tradição, fundo entretanto renovado para uma segunda edição.