Ambiente

LIPOR registou em 2017 aumento dos materiais separados pelos cidadãos

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ecopontos.jpg

A quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva em 2017, no conjunto dos oito municípios da LIPOR, foi de 60.639 toneladas, o que representa um crescimento de 1,87% relativamente a 2016.

Em 2017 foram separadas 11.854 toneladas de plásticos e metais, 14.889 de papel e cartão, 18.731 de vidro e 15.165 toneladas de outros materiais.

"Estes valores são não só fruto do forte investimento que a LIPOR e os Municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem, mas também do aumento da consciência e da sensibilidade do cidadão na separação de resíduos no seu dia-a-dia" - salienta em comunicado a entidade de gestão de resíduos.

Atualmente, os cidadãos dos municípios da LIPOR têm à sua disposição "um sistema completo de infraestruturas, equipamentos e serviços para a deposição seletiva dos resíduos, nomeadamente, Ecocentros, Ecopontos e circuitos de recolha seletiva porta-a-porta". 

Este universo de infraestruturas, lembra a LIPOR, "é ainda complementado por um conjunto de serviços especiais de recolha e pelo Centro de Triagem e Plataformas de Apoio, onde os materiais separados pelos cidadãos sofrem uma separação suplementar mais detalhada (triagem), sendo posteriormente enviados para as indústrias de reciclagem".

A LIPOR integra, além do Porto, os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.