Ambiente

Lipor quer baixar emissão de gases de efeito de estufa em 30% até 2030

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Lipor_02.jpg

Filipa Brito

Com o contínuo objetivo de mitigar as alterações climáticas, a empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto assume a Estratégia 4M para levar avante até 2030. Assente nos pilares “Menos Resíduos”, “Menos Carbono”, “Mais Clima” e “Mais Biodiversidade”, a Lipor assume o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 30%.

Em comunicado, a empresa refere que os dois primeiros objetivos serão perseguidos através de uma “gestão eficiente dos recursos, com o aumento da eficiência energética dos processos”.

A isto se junta uma “aposta em projetos de envolvimento com o cidadão para potenciar a prevenção e reciclagem (multilateral e orgânica) de resíduos, de forma a concretizar um modelo circular de negócios”. Será foco da Lipor a “diversificação de atividades e negócios” em linha com a “aposta consciente na economia circular”.

O compromisso da Lipor “com a adaptação às alterações climáticas e a promoção da biodiversidade no contexto da sua atividade” está espelhado nos eixos “Mais Clima” e “Mais Biodiversidade”.

A Estratégia 4M nasce dos valores conhecidos no Relatório Integrado 2020 que a empresa já havia divulgado e que mostram já uma redução efetiva de 23,2% nas emissões de CO2. Segundo a Lipor, isto representa “menos 93.648 toneladas de gases equivalentes a dióxido de carbono” face ao ano de comparação [2006].

Na prática, compara a empresa, seria o equivalente “ao consumo anual de eletricidade de cerca de 11 mil famílias, à circulação anual de cerca de 36.538 automóveis e ao sequestro florestal de cerca de 9.500 hectares num ano”.