Ambiente

LIPOR oferece formação para um oceano mais sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_algas_praia.jpg

Porto.

No âmbito do projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, a LIPOR vai promover ações de formação gratuitas sobre a temática dos oceanos. Dirigidas não apenas a profissionais, mas a todos os cidadãos que queiram atuar de forma mais consciente, as sessões, adequadas ao perfil de cada um, têm início a 18 de maio.

“Dada a crescente necessidade de Literacia do Oceano torna-se fundamental o aumento do conhecimento e o envolvimento ativo dos cidadãos para a preservação do Oceano e dos seus serviços”, sustenta a LIPOR em comunicado.

Em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, e ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1”, as ações procuram a participação dos profissionais do mar, sejam pescadores, vendedores das lotas, operadores turísticos, ou concessionários de praias, mas também membros de organizações com interesse na preservação do oceano, agentes educativos e toda a população em geral.

Os objetivos da LIPOR são a compreensão da importância do oceano e as consequências das alterações climáticas e do lixo marinho, a disponibilização de ferramentas que contribuam para a mudança de comportamentos a nível ambiental, além do esclarecimento da importância da prevenção e da reciclagem dos resíduos como contributo ao combate ao lixo marinho.

As inscrições podem ser feitas através da página da LIPOR e são gratuitas para quem resida ou exerça a sua profissão num dos oito municípios de atuação: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.