Cultura

Lídia Jorge e Pedro Mexia, leitores de Agustina Bessa-Luís, conversam sobre a obra da escritora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Ciclo_conversas_Sete_Pecados_Tardinha_02_1.JPG

DR

No contexto da celebração do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, realiza-se neste sábado, 21 de janeiro, às 17h no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mais uma conversa do ciclo Leitores de Agustina.

Esta iniciativa das Bibliotecas Municipais do Porto visa divulgar a obra da Agustina junto do público leitor, convidando diversas personalidades, admiradoras confessas da obra da escritora, a falar dos seus livros favoritos. Desta vez, ambos os convidados admitem uma adesão absoluta à obra de Agustina. A consagrada romancista Lídia Jorge assume que a obra da escritora está no centro da sua vida, e Pedro Mexia, profundo conhecedor da obra agustiniana, afirma que ela é a grande romancista do século XX português.

Pedro Mexia, poeta, cronista, crítico literário, tradutor e editor, considera que Agustina "não é um daqueles autores que quando os lemos está lido. Agustina é uma espécie de continente que me ocupa a vida inteira. Quando a li pela primeira vez, fiquei com a sensação que era uma autora que eu ia ler até ao fim da vida”. Nesta sessão o crítico literário vem falar do livro Os Meninos de Ouro, para o qual escreveu o prefácio para a reedição da obra completa que a Relógio D'Água começou a publicar em 2017.

Lídia Jorge classifica a obra de Agustina Bessa-Luís como "absolutamente extraordinária, multifacetada e que toca praticamente todos os géneros”, afirmando que "ela defende as mulheres como vencedoras, como lutadoras, como figuras de ação, é uma escrita em que as figuras femininas são voluntariosas, como ela própria era, como mulher, como figura pública, como amiga, como pessoa". Lídia Jorge apresentará A Ronda da noite, o último romance de Agustina.

Inês Fonseca Santos, jornalista, escritora e co-apresentadorado programa Todas as Palavras (RTP3), modera a sessão.

Agustina Bessa-Luís é uma autora estudada e admirada, mas nem sempre próxima do leitor comum. As Bibliotecas Municipais, cientes da sua missão de divulgar junto da comunidade o conhecimento e a leitura de autores portugueses, promovem este ciclo de conversas informais em que vários convidados apresentam, sob diferentes perspetivas, os livros de Agustina. O ciclo Leitores de Agustina tem periodicidade mensal, prolongando-se até ao próximo mês de abril.

Ira junta José Milhazes e Ana Bárbara Pedrosa à conversa

Na quarta-feira, 25 de janeiro, a terceira sessão do ciclo de conversas “Sete Pecados à Tardinha” vai abordar o pecado da ira.

A partir das 18h, também no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, os convidados Ana Bárbara Pedrosa e José Milhazes refletem sobre este pecado. Nuno Camarneiro, escritor e docente universitário, é o programador deste ciclo de conversas e será o responsável pela moderação.

A sessão dá continuidade à programação que teve início no final de 2022: nas sessões anteriores já foram tema de conversa a preguiça e a soberba.

Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa que possam contribuir com um ponto de vista único, informado e enriquecedor para o debate.

As sessões terão a participação de dois convidados e a duração de 90 minutos, aos quais se seguirá um espaço reservado a perguntas do público. A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório.