Sociedade

Liderança municipal faz-se no feminino

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há cada vez mais mulheres a trabalhar na Câmara Municipal do Porto e os números demonstram-no: dos atuais 4432 trabalhadores e trabalhadoras, 2421 são mulheres, o que corresponde a 54,6% do universo.

Os dados são de fevereiro de 2023 e indicam, ainda, que o número de trabalhadoras da autarquia tem vindo a aumentar. Em 2022, em período homólogo, 52,5% eram homens e 47,5% mulheres.

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, 8 de março, Catarina Araújo, vereadora dos Recursos Humanos, sublinha o trabalho desenvolvido internamente.

“Temos apostado, cada vez mais, numa política que fomenta a igualdade. Um reflexo desse esforço é a certificação da Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, obtida em 2020, e garantida a sua manutenção com auditorias de acompanhamento anuais, tendo a última ocorrido em novembro de 2022”.

Também a liderança municipal se faz, maioritariamente, no feminino. Atualmente há 75 mulheres dirigentes na autarquia, o que corresponde a 63,6% dos cargos dirigentes ocupados. “Esta realidade é um espelho da elevada formação das nossas trabalhadoras. Mais de 70% das pessoas com doutoramento e 65% com mestrado são mulheres”, sublinha Catarina Araújo.

Para a responsável dos Recursos Humanos, “o cenário é positivo”, pois “temos, ao longo dos anos, conseguido atrair cada vez mais mulheres para trabalhar connosco.”

À semelhança de anos anteriores, este dia foi assinalado junto de todas as trabalhadoras do Município com a oferta simbólica de uma flor.