Economia

Líder alemã da energia eólica instala-se no Porto e vai empregar (pelo menos) 130

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_pa_eolica_av_aliados_03.jpg

Filipa Brito

A Enercon vai abrir um centro de serviços partilhados no Porto Office Park (POP), na Boavista, durante o próximo ano. A gigante alemã é líder do setor eólico em Portugal e está a chamar para trabalhar consigo na cidade pelo menos 130 pessoas nas áreas de finanças, engenharia eólica, pesquisa e desenvolvimento, compras globais, TI, logística, gestão de projetos, vendas e pós-venda.

"Mantendo o seu compromisso com a qualidade da mão-de-obra em Portugal, a Enercon vai alargar a sua presença no país com a abertura de um escritório na cidade do Porto - Centro de Serviços Partilhados Empresariais Enercon". O anúncio foi feito pela empresa num comunicado onde assume que o espaço "terá capacidade para 150 postos de trabalho qualificados".

A chegada ao Porto é justificada pela procura da alemã em “diversificar as suas localizações e aproximar-se de um mercado de trabalho mais diversificado, apostando na maior proximidade com os seus principais clientes, alianças com campus universitários e diversas entidades ligadas ao desenvolvimento de projetos na área da energia eólica".

"Estou ansioso por receber novos jovens talentos na nossa equipe e, assim, alcançar os nossos ambiciosos objetivos", afirma o responsável da Enercon pela Região Sul da Europa e América Latina, Micha Strauss.

Cerca de 1500 pessoas já trabalham com a Enercon em Portugal, entre as duas fábricas que a empresa de aerogeradores tem em Viana do Castelo e as muitas estações de serviço para manutenção e apoio a vários parques eólicos em todo o país.

Em 2019, a propósito da primeira edição da Porto Design Biennale, a Enercon instalou uma pá eólica gigante, com 41 metros e 8,2 toneladas, em plena Avenida dos Aliados. O objetivo foi chamar a atenção para a defesa do ambiente e do combate contra as alterações climáticas, já que a funcionalidade do gerador eólico que este tipo de pá integra visa, precisamente, a produção de energia mais limpa.

A empresa alemã terá como vizinhos o recente centro tecnológico da gigante do transporte marítimo Maersk, a líder mundial em consultoria e engenharia tecnológica, Alten, que adquiriu a empresa do Porto ITSector, ou a Concentrix, especializada em outsourcing e na prestação de serviços de apoio técnico e de interação com o cliente.

Considerado um dos mais modernos edifícios de escritórios da cidade, o POP é constituído por dois blocos que integram as mais avançadas soluções tecnológicas e de eficiência energética, num total de 31.500 m2 de área de construção bruta mais 15 mil m2 de áreas verdes exteriores. Inclui auditório, salas de reunião e eventos, cafeteria com área lounge exterior e serviço de concierge, além de restaurante, ginásio e campos de padel.