Educação

Licenciatura pioneira em Saúde Digital nasce no seio da Universidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

medicina fmup.jpg

DR

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a lançar, em conjunto com várias outras instituições da Academia, uma nova licenciatura única no país, que vai preparar profissionais com competências adequadas às novas exigências do setor da Saúde.

O curso, focado em Saúde Digital e Inovação Biomédica, já recebeu a aprovação unânime da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e abrirá candidaturas este verão.

Com a premissa de que o futuro da saúde passa por um papel crescente da telemedicina, apps que ajudam os pacientes a gerir doenças crónicas, métodos de inteligência artificial que apoiam o diagnóstico e a personalização da terapêutica, registos clínicos eletrónicos ou abordagens bioinformáticas que ajudam a identificar mutações envolvidas em doença, a nova licenciatura prepara profissionais para estes desafios.

"Para dar resposta a estas necessidades, são essenciais profissionais capazes de fazer pontes entre a tecnologia e a saúde e com um novo perfil formativo. Só assim poderão fazer investigação, programação, consultadoria, gestão de projetos e implementação de inovação", explica Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP.

O novo curso pretende dotar os estudantes de competências práticas, através da realização de estágios em unidades de saúde, empresas e associações de diversos subsetores da saúde.

Com um total de 40 vagas, a nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica é promovida em articulação com as faculdades de Ciências (FCUP) e de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, contando com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Beneficia, ainda, da colaboração de três laboratórios associados do perímetro da Universidade do Porto: RISE, INESC TEC e i3S.

Os candidatos vão poder beneficiar de bolsas de incentivo e de mérito, financiadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).