Cultura

Leituras e oficinas para um verão a valer nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_sessao_ler_antes_de_ler_2022_4.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Para aproveitar as férias escolares, as bibliotecas municipais do Porto estão de portas abertas durante vários dias até ao final do mês de julho com atividades gratuitas de leitura e oficinas para crianças de várias idades. As inscrições devem ser feitas através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt.

As Oficinas com Estória na Biblioteca Pública Municipal acontecem nos dias 2 e 9 de julho e destinam-se a crianças entre os 6 e os 8 anos. No primeiro fim-de-semana, os mais novos são desafiados a desconstruir alguns dos poemas da coletânea “Poucas letras, tanto mar”, de João Pedro Mésseder, centrados na componente paisagística, e nos animais e seres vivos que habitam o mar.

No sábado seguinte, o tema é novamente o mar, com a leitura do livro de Catarina Sobral, “A sereia e os gigantes”, uma “disputa feroz” onde “o Mar e a Montanha movem céus e terra um contra o outro, na esperança de conquistar o amor da Sereia”.

As sessões têm lugar duas vezes por dia: ás 11 e às 15,30 horas.

Sábados a Contar fábulas

No sábado, dia 9 de julho, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett oferece mais um Sábados a Contar, dedicado a crianças dos 3 aos 6 anos. A sessão de leitura acontece em torno do livro “Nina”, de Benji Davies, “uma história sobre grandes sonhos e grandes saltos”, porque “às vezes, as grandes histórias começam por coisas pequeninas”.

No fim-de-semana seguinte, a proposta recai num “livro divertido sobre acreditarmos em nós próprios e sobre a descoberta das nossas capacidades”: “O Polvo Coceguinhas”, escrito por Ruth Galloway.

A última sessão de julho acontece no dia 30 e traz “A Tartaruga Redondinha”, de Maria Albina, um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na educação pré-escolar, 1.º e 2.º anos de escolaridade.

Todas as sessões do Sábados a Contar acontecem às 11 e às 15,30 horas.

Verão a Valer por entre os livros

Às terças e quintas-feiras, às 11 e às 15 horas, também há histórias para um Verão a Valer. Nos dias 5, 7, 12 e 14, a hora do conto com oficina criativa acontece na Biblioteca Pública Municipal, e nos dias 19, 21, 26 e 28 viaja até à Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Este mês, dia 2, também na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, não falta a já habitual Oficina de Ilustração orientada por Mariana Rio. Com início às 15 horas, procura pequenos artistas entre os 5 e os 10 anos.