Cultura

“Last Folio”: as memórias dolorosas do Holocausto em exposição no Museu e Igreja da Misericórdia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A ideia partiu de dois artistas nascidos na antiga Checoslováquia – o fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova –, que, em 2005, iniciaram um projeto em busca de testemunhas sobreviventes de uma cultura judaica quase extinta, na Eslováquia. Durante a pesquisa encontraram, numa pequena cidade daquele país, próxima da fronteira com a Ucrânia, memórias dolorosas, guardadas no “vão de escada” da história do Holocausto. "Last Folio" está, agora, patente no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, até dia 20 de novembro.

A inauguração da exposição ocorreu na passada sexta-feira e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, do provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, entre outros.

Yuri Dojc, fotógrafo consagrado pelos seus retratos de judeus sobreviventes do Holocausto, e Katya Krausova, uma veterana cineasta britânica que, em 1997, venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (com "Kolya") e, agora, também curadora da exposição, dão a conhecer as memórias dos habitantes de Bardejov, pequena cidade balnear eslovaca.

A exposição e o documentário que a acompanha começaram a sua viagem em 2009 e já percorreram três continentes, nos mais diversos espaços: desde a Biblioteca de Manuscritos de Cambridge, ao edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque, para assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, seguida por Berlim e Moscovo. Atualmente, diversas imagens da exposição já fazem parte do acervo permanente da Biblioteca do Congresso de Washington (EUA).

A exposição foi proposta pela embaixada da Eslováquia em Portugal e surge num momento particularmente pertinente e desafiante, com novos contornos a serem adicionados à História mundial. Chega agora ao Porto, mais concretamente ao MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. A exposição, que tem o alto patrocínio das embaixadas da Eslováquia, Canadá e Alemanha e o apoio da Câmara do Porto, estará patente até dia 20 de novembro, todos os dias, das 10 às 18 horas, e sem limite de idade.