Urbanismo

Lapa ganha novo arruamento construído por privados e um parque urbano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois da ampliação e reabilitação, efetuada por privados, a Rua de Cervantes abriu à cidade e será entrada para o novo parque urbano que vai nascer na zona da Lapa. No espaço de um ano, o centro do Porto terá um pulmão verde de 17 mil metros quadrados. Assim estipula o contrato entre o Município do Porto e o grupo Mercan, que ali construiu uma nova unidade hoteleira.

O acordado já é visível: no âmbito do processo de licenciamento para a construção do hotel, coube ao grupo privado a requalificação integral das ruas de Cervantes e de Alves Redol, já abertas ao trânsito, assim como o financiamento de um espaço verde projetado pela Câmara para aquela zona da cidade, em 2019, que incluía a criação de uma frente urbana.

Do total de terrenos – ao abandono - adquiridos pela Mercan, 14.500 metros quadrados foram cedidos à autarquia para o parque, que, juntando as parcelas municipais, oferecerá à cidade um espaço verde com 17 mil metros quadrados. A estes, juntaram-se três mil metros quadrados para arruamentos que ajudam à mobilidade na zona mais central da cidade.

O vereador do Urbanismo considera esta “uma parceria virtuosa entre o interesse público e a iniciativa privada”. Nas palavras de Pedro Baganha, “tudo isto podia acontecer com investimento público, se tivéssemos expropriado o terreno, feito os arruamentos e o parque, mas isso iria demorar muitíssimo mais tempo e implicava quantias significativas”

Em entrevista ao Jornal de Notícias, Pedro Baganha lembrou que o espaço terá “uma linha de água a céu aberto” e também serão criados “lagos que vão permitir o controlo das cheias, percursos pedonais e um acesso direto à estação de metro”.

Numa segunda fase, já “só com parcelas de terreno que pertencem à Câmara", terá lugar a expansão do parque urbano, uma etapa que inclui a montagem de uma cafetaria.

O vereador apelidou a Lapa como “uma espécie de segredo bem guardado do Porto”. “O que eram quase as traseiras vão passar a ser uma centralidade, à volta de um parque", sublinhou Pedro Baganha.