Urbanismo

Lançamento do debate público sobre a reativação do Ramal da Alfândega marcado para quarta-feira

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

fib_Ramal_da_Alfandega_01.jpg

Filipa Brito

A sessão de apresentação das soluções provisórias para a reativação do Ramal da Alfândega decorre nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A iniciativa, que pode ser seguida, em direto, nos canais da Câmara do Porto, marca o arranque da discussão pública sobre a utilização de um espaço desativado há cerca de 30 anos.

A iniciativa é conduzida, presencialmente, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e contará ainda com a intervenção de Paulo Pinho, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto encarregue de apresentar o estudo que a autarquia encomendou, e que explora a procura potencial por transporte coletivo.

Em cima da mesa estão duas soluções provisórias para a reativação do Ramal da Alfândega: uma que incide sobre o aproveitamento do espaço para transporte coletivo; outra que prevê que aquela zona da escarpa virada para o rio Douro seja adaptável a uma função de lazer, incluindo uma ecopista.

Rui Moreira já admitiu que os dois interesses podem ser compagináveis, e que a forma de os conciliar seria nos dias úteis consignar o local para o transporte coletivo e aos fins de semana destiná-lo a atividades de lazer.

Em todo o caso, recorde-se, qualquer uma destas soluções será sempre provisória. Contudo, foi entendimento da Câmara do Porto avançar, a curto prazo com a reativação do ramal, considerando que a solução definitiva que se venha a adotar, por requer estudos mais aprofundados e um investimento mais significativo, não deverá estar concluída nos próximos quatro anos.

O debate sobre o futuro próximo do Ramal da Alfândega vai ser transmitido, em direto (por streaming), no canal de YouTube da Câmara do Porto, sendo igualmente partilhado nas redes sociais.