Turismo

Lançado projeto para fomentar cooperação entre agentes de enoturismo do Douro, Porto e Vinhos Verdes

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Denomina-se Best of Club – Porto e visa partilhar conhecimento e facilitar a comunicação, confiança e cooperação entre os operadores económicos do enoturismo das regiões do Douro, Porto e Vinhos Verdes. Ao lançar este projeto, o Município do Porto demonstra, nas palavras do presidente da Câmara, estar empenhado "naquilo que é a promoção do nosso turismo, gastronomia, vinho, património, da nossa ruralidade, do nosso interior, daquilo que tem a ver com o nosso sangue: o rio (Douro) que simboliza isto tudo".

"Não deixaremos de continuar a insistir para que estes ativos continuem a ser potenciados", assumiu Rui Moreira, durante o lançamento oficial do projeto, esta quinta-feira, nos jardins da Casa Tait. "Precisamos de transformar isto num ecossistema. Criar melhores condições para quem está no setor, em acomodar o fluxo de turismo e gerir o difícil equilíbrio entre a vontade de querermos ter turistas e uma população que gostaria de ter uma economia de turismo sem turistas", frisou.

Para o presidente da Câmara do Porto, "este é um projeto para continuar", mas o sucesso "não depende do esforço da nossa região de turismo, dos autarcas, das câmaras. Depende de uma vontade comum". "Queremos ser uma cidade, uma região diferente", acrescentou.

"Queremos criar novas narrativas"

Presente na cerimónia, a vereadora do Turismo e Internacionalização lembrou que o Best of Club – Porto se insere no plano estratégico municipal "Visão de Futuro para a Sustentabilidade do destino Porto". "O enoturismo surge como um dos principais pilares, não apenas na promoção da oferta da cidade, mas também na importante conexão com as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes", sublinhou Catarina Santos Cunha.

"Com isto, queremos criar novas narrativas, rotas e experiências que valorizem a relação histórica e autêntica da cidade com o vinho, como também permitam aumentar a estadia média no destino, gerando desenvolvimento e competitividade para toda a região", vincou.

O Best Of Club – Porto é formado pelos agentes de enoturismo distinguidos com um prémio Best Of Wine Tourism, nos últimos três anos, reconhecimento atribuído, anualmente, pela Great Wine Capitals Global Network (Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos). Uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e formada, atualmente, por 12 cidades, que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas, reconhecidas internacionalmente. O Porto é um dos membros fundadores e representa, nesta rede, as regiões vinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes.

De acordo com a secretária-geral das Great Wine Capitals, Catherine Leparmentier, presente também no lançamento do Best of Club – Porto, "neste clube, os vencedores só podem ficar quatro anos. Se quiserem permanecer têm de competir novamente".