Urbanismo

Lançado o concurso para a construção do Parque da Alameda de Cartes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi lançado pela GO Porto – empresa municipal de gestão e obras, nesta quarta-feira, o concurso público para a construção do Parque da Alameda de Cartes. O concurso apresenta um valor base de 1.854.646,02 euros e um prazo estimado de 365 dias.

O novo parque, localizado na freguesia de Campanhã, conectará vários pontos estratégicos, respondendo aos apelos das populações e promovendo a qualificação e coesão do território através de soluções inspiradas na natureza (nature base solutions).

Esta intervenção contempla uma área localizada na interface dos bairros do Falcão, do Cerco e do Lagarteiro, com ligação ao Parque Oriental. Com este projeto será possível deixar de ter troços informais utilizados pela comunidade, contrariando as adversidades dos declives existentes e encontrando as melhores soluções para a fragmentação que as infraestruturas viárias impõem. O acesso a parques, escolas, equipamentos e serviços será facilitado, criando espaços com áreas de receção e encontro, recreio, bem como espaços de promoção da biodiversidade e de fruição pelas pessoas.

A empreitada resulta de um projeto amplamente participado e inclusivo, no qual as populações das zonas abrangidas tiveram um papel fundamental para identificar as necessidades.

O Parque da Alameda de Cartes criará uma maior coesão funcional e espacial da malha urbana, ligando os bairros referidos a pontos estratégicos da cidade, no contexto de atuação prioritária na área oriental da cidade, onde radicam projetos e intervenções muito relevantes para o seu desenvolvimento, nomeadamente o Terminal Intermodal, a Praça da Corujeira ou o antigo Matadouro do Porto.

Numa fase inicial, a Câmara do Porto constituiu um grupo de trabalho com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade de Coimbra (UC), da Give U Design and Art (GUDA), do Centro de Estudos Sociais (CES) e da empresa municipal Domus Social.

Posteriormente, o desenvolvimento do projeto para o parque foi gerido e coordenado pela GO Porto e envolveu o Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara do Porto, a Domus Social, o CIBIO e o Departamento de Arquitetura da UC, além do desenvolvimento dos projetos de especialidades pelo gabinete de projetos SOPSEC - Sociedade de Prestação de Serviços de Engenharia Civil, S.A..

Com esta intervenção, o Município pretende criar um parque verde de acesso público, multifuncional e inclusivo, capaz de melhorar a qualidade de vida das populações locais; desenvolver uma rede de circulação pedonal, promotora da mobilidade suave; mitigar impactos das estruturas viárias; preservar a natureza e promover dinâmicas ecológicas; e otimizar a circulação pedonal, definindo caminhos de menor declive.

De realçar que o projeto é desenvolvido no âmbito do URBiNAT (Urban Innovative & Inclusive Nature - Healthy Corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS) e conta com o financiamento europeu do programa Horizonte 2020.

Todas as peças concursais encontram-se publicadas no acinGov e as propostas podem ser submetidas até ao dia 4 de agosto.