Urbanismo

Lançado novo concurso para construção do Parque da Alameda de Cartes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi publicado em Diário da República novo concurso público para a construção do Parque da Alameda de Cartes, em Campanhã, com o valor base de 2.537.500,00 euros e um prazo de execução estimado de 365 dias. Propostas devem ser entregues até 6 de fevereiro.

O novo parque conectará vários pontos estratégicos, respondendo aos apelos das populações e conciliando ambiente e ecologia. A intervenção contempla uma área localizada na interface dos bairros do Falcão, do Cerco e do Lagarteiro, com ligação ao Parque Oriental.

Com este projeto será possível deixar de ter troços informais utilizados pela comunidade, contrariando as adversidades dos declives existentes e encontrando as melhores soluções para a fragmentação que as infraestruturas viárias impõem. O acesso a parques, escolas, equipamentos e serviços será facilitado com a criação de espaços com áreas de receção e encontro, recreio, bem como espaços de promoção da biodiversidade e de fruição pelas pessoas.

São identificados como principais objetivos desta intervenção a criação de um parque verde de acesso público, multifuncional e inclusivo, capaz de melhorar a qualidade de vida das populações locais; o desenvolvimento de uma rede de circulação pedonal, promotora da mobilidade suave; a preservação da natureza e a promoção de dinâmicas ecológicas; e a otimização da circulação pedonal, definindo caminhos de menor declive.

O Parque da Alameda de Cartes resulta de um projeto participado e inclusivo, no qual as populações das zonas abrangidas tiveram um papel fundamental para identificar as necessidades. Numa fase inicial, a Câmara do Porto constituiu um grupo de trabalho que incluiu a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), a Universidade de Coimbra (UC), a Give U Design and Art, o Centro de Estudos Sociais e a empresa municipal Domus Social.

Em fase posterior, o desenvolvimento do projeto para o Parque foi gerido e coordenado pela GO Porto e envolveu o Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara do Porto, a FCUP, o CIBIO e o Departamento de Arquitetura da UC, além do desenvolvimento dos projetos de especialidades pelo gabinete de projetos SOPSEC - Sociedade de Prestação de Serviços de Engenharia Civil, S.A..

De realçar que o projeto é desenvolvido no âmbito do URBiNAT e conta com o financiamento europeu do programa Horizonte 2020.

Todas as peças concursais encontram-se publicadas em www.acingov.pt e as propostas poderão ser submetidas até ao dia 6 de fevereiro.