Urbanismo

Lançado concurso público para obra na Rua da Póvoa e mais três arruamentos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Rua da Póvoa, entre a Rua Aires de Ornelas e a Rua Dom Agostinho de Jesus e Sousa, será alvo de requalificação no âmbito do programa municipal Rua Direita.

A obra contempla igualmente a Travessa da Póvoa, a Calçada da Póvoa e a Rua do Monte do Tadeu, entre a Rua Santos Pousada e a Rua da Póvoa, todas no Bonfim.

O concurso público para dar resposta à empreitada foi já publicado e o prazo para apresentação de propostas decorre até 17 de fevereiro de 2023.

A intervenção, com um prazo estimado de execução de 580 dias, procura ajustar estas artérias à realidade da sua evolução ao longo dos anos, adotando soluções promotoras de igualdade na prioridade conferida a peões, ciclistas e automóveis.

No contexto destes trabalhos, o projeto prevê a renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente.

Serão também instalados pavimentos táteis em todos os atravessamentos e colocadas papeleiras e outro mobiliário urbano em todos os arruamentos. A zona em causa passará ainda a ter pontos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos.

A informação, bem como todas as peças concursais, estão disponíveis em www.acingov.pt e o valor base é de 2.275.000,00 euros.

Atualmente, e além deste concurso, encontram-se prestes a iniciar seis empreitadas do programa, com outras quatro em curso, quinze em fase de projeto e cinco concluídas. Com um investimento municipal global de 21 milhões de euros, o Rua Direita visa chegar a arruamentos e zonas de menor destaque na cidade, mas com forte impacto e relevância na promoção da qualidade de vida dos portuenses.