Urbanismo

Lançado concurso público para estabilização da escarpa adjacente ao Ramal da Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Ramal_da_Alfandega_01.jpg

Filipa Brito

Está a decorrer, até ao final do dia 5 de janeiro de 2022, o concurso público para a empreitada de estabilização da escarpa adjacente ao Ramal Ferroviário da Alfândega, essencial para a futura ecopista a instalar no local.

Nos trabalhos colocados a concurso inclui-se a estabilização preventiva de três taludes rochosos, assim como a limpeza da vegetação, o saneamento dos blocos, a demolição de estruturas em ruínas, o recalçamento de reentrâncias, a reabilitação de muros, a colocação de degraus em falta, a estabilização das construções existentes e a colocação de redes metálicas de alta resistência.

O procedimento foi lançado na segunda-feira, 6 de dezembro, com publicação do anúncio no Diário da República pela Câmara do Porto, através da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto.

De acordo com o anúncio do concurso, a intervenção tem prazo global de execução de 270 dias, ou seja, cerca de nove meses. O preço-base do procedimento é de 1.523.180,55 euros.

As propostas devem ser entregues até às 23h59 horas do dia 5 de janeiro de 2022, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.

A reativação do Ramal da Alfândega tem um microsite dedicado no qual são apresentadas as soluções em estudo – sendo que a solução mista entre transporte coletivo e uso para lazer conquistou adeptos num debate realizado em abril na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.